Erasure / Biografia

Banda formada pelo tecladista e Guitarrista Vincent John Martin, mais conhecido como Vince Clarke e pelo vocalista Andrew Ivan Bell, Andy Bell. A dupla foi formada em 1985 em Londres, Inglaterra e seu gênero musical é o Synth Pop. A Erasure já escreveu mais de 200 músicas e vendeu mais de 25 milhões de discos.

Vince Clarke nasceu no dia 3 de julho de 1960, em Londres, Inglaterra, ele é músico e compositor, já integrou outras bandas de sucesso como a Depeche Mode, Yazoo e The Assembly, já Andy Bell nasceu no dia 25 de abril de 1964, em Peterborough. Em 1985, Clarke procurava um vocalista para formar dupla com ele e colocou um anuncio no jornal. Mais de 40 cantores se candidataram, mas Bell impressionou o guitarrista com sua apresentação, cantando “Who Needs Love Like That”, a canção se tornou o primeiro single da dupla.

O primeiro disco lançado pela banda foi o Wonderland, em 1986. O álbum contava com o single, “Oh L’amour”, que ganhou destaque na Austrália e em alguns países europeus como a França e na Alemanha, onde alcançou o Top 20. O lançamento do quarto single da banda, “Sometimes”, lançado em 1986, foi responsável por estabelecer a Erasure como uma das bandas mais sucedidas entre os anos 80 e 90.

O single “Chains of Love”, lançado no álbum The Innocents, no dia 18 de abril de 1988, conquistou o 12° lugar na Billboard Hot 100. No mesmo ano a banda lançou um EP de grande sucesso, Crackers International, chegando ao segundo lugar na parada de singles do Reino Unido. Na premiação do Brit Awards de 1989, a Erasure recebeu o prêmio por melhor grupo britânico.

Em 1990, a Erasure contribui com a música “Too Darn Hot” para um álbum produzido pela Red Hot Organization. O álbum Erasure de 1994, lançou “I say, I say, I say”, a música se tornou o terceiro hit do Top 20 da banda nos Estados Unidos, o disco também foi o precursor de uma leve mudança de estilo no som da banda que acompanharam os singles “Stay With Me” e “Fingers & Thumbs”.

Em 2003, ocorreu o lançamento de Other People’s Songs e o segundo single do álbum foi um cover de “Make Me Smile (Come Up and seee Me) de Steve Harley, possibilitou o Erasure ser convidado para se apresentar no Top of the Pops. O EP Storm Chaser inclui a faixa Early Bird, com a participação de Cyndi Lauper.

O álbum The Innocents foi remasterizado e relançado no dia 26 de outubro de 2009, para comemorar os 21 anos de seu lançamento. Em 2011, a Erasure fez uma grande turnê marcando presença em inúmeros países como: Estados Unidos, Canadá, Peru, Reino Unido, Alemanha, Rússia e Ucrânia.

No mesmo ano foi lançado o álbum Tomorrow’s World, tendo como primeiro single “When I Start To (Break It All Down) e segundo single “Be With You”. Em 2009, 17 de seus singles entraram para o Top 10 no Reino Unido e 34 alcançaram o Top 40.

A banda lançou seu primeiro álbum de férias, Snow Globe, em 2013. A Erasure completou 30 anos em 2015 e para comemorar eles lançaram uma versão atualizada de “Sometimes” e o álbum Always: The Very Best of Erasure.

Em 2017, foi lançado o álbum World Be Gone, no mesmo ano eles fizeram uma turnê de 4 meses pela Europa, com convidados especiais como Robin Williams. Posteriormente o álbum foi regravado em um estilo mais clássico, estreando em primeiro lugar nas paradas de álbuns clássicos da Billboard.