A Metropolitana FM foi ao ar pela primeira vez em 1982,
entretanto, a história da rádio começou anos antes, em 1958, quando o
Empresário Jayr Mariano Sanzone, então dono de uma bem montada rede de som, a
Jaraguá Promoções, no bairro da Penha em São Paulo, começou a pleitear junto ao
Ministério das Comunicações, a concessão de uma Emissora de Rádio na Cidade de
São Paulo.
Em 1980, uma segunda Emissora foi ao ar, a Rádio
Metropolitana FM de Guaratinguetá. Em 1981 uma nova Emissora de FM, era
inaugurada, de volta na Cidade de Mogi das Cruzes. Em 1982 foi a vez do maior
sonho de Jayr Sanzone, se concretizar: uma emissora na Capital do Estado de São
Paulo, a Rádio Metropolitana FM 98,5 MHz de São Paulo iniciava as suas
atividades.
Em outubro de 1996 a Metropolitana FM é relançada por
Jayr Sanzone Júnior, porém com um novo formato onde passa a ser dedicada para o
público jovem, em 29 de novembro do mesmo ano é lançado o programa Chupim que
se tornou um dos maiores sucessos da rádio e é exibido até hoje.
Em 1998 Jayr Sanzone Júnior se associa com seu irmão
Jácomo Sanzone e reformula a rádio que ganha novo logo e novos programas.
Em 2002 a emissora contrata para sua direção artística
Wagner Rocha, o Waguinho que já havia passado pelas emissoras Jovem Pan FM, Rádio
Sucesso, sendo responsável pelos picos de audiência que a emissora registrou em
sua trajetória no FM de São Paulo, chegando a estar entre as cinco rádios mais
ouvidas da capital paulista (dados do Instituto Ibope).
A partir de 2006, Wagner Rocha deixa a direção da
emissora e passa a coordenar a 89 FM decide investir numa programação
muito semelhante à da Metropolitana por conta de uma baixa nos índices de
audiência da rádio, que vinha perdendo ouvintes para as emissoras de segmento
"pop/jovem". Nos próximos seis anos a metropolitana tenta se
posicionar no mercado de rádio em meio a uma forte concorrência em que revezava
com a 89 FM a segunda colocação no público jovem.
Em 2013 a emissora inicia uma nova fase, apostando em
mudanças na programação e em sua playlist musical. Após saída da 89
FM devido ao retorno da antiga Rádio Rock, Waguinho reassume a direção
artística da Metropolitana com o objetivo de reposicionar a rádio entre as
mais ouvidas da capital paulista. Com isso a programação foi totalmente
reformulada, adotando a conhecida plástica com a voz-padrão de Waguinho e novos
programas estrearam, como o Metro Play (em substituição ao 120
Minutos), A hora do Mução (hoje de volta a rádio Mix FM), Metrô
News, Sem Parar e Bônus Metropolitana. Além disso, alguns
programas sofreram alterações em seus formatos, como o Cafeína, que
passou a ser exibido à meia-noite e mudou de nome para Cafeína Late Show,
e o MetroNight, que também mudou e passou a tocar os sucessos
dos bailes funk, além dos hits da música eletrônica e pop
music. Como parte de seus planos de reformulação, a Metropolitana FM passou a
incluir em sua playlist outros gêneros musicais, como o funk carioca e paulista,
o que culminou na criação de um programa diário dedicado ao gênero
chamado No Flow.
Em 2014, as alterações na programação fazem a
Metropolitana FM retornar ao top 10 das rádios mais ouvidas da Grande São
Paulo, situação que não era vista há muitos anos. Já em 2015, a emissora
conquista a liderança no público jovem, superando pela primeira vez a
líder Mix FM. Este fato foi impulsionado por mais uma alteração na
programação: a rádio abre mais uma vez a sua grade de programação musical para
ritmos considerados mais populares, como o sertanejo e outros “hits”
nacionais atuais. Com isso a 98.5 FM passou a transitar entre o público
jovem/pop e a oferecer concorrência para as rádios consideradas populares.
Antes da última abertura de seu “playlist” a Metropolitana já estava apostando
no “funk brasileiro” em sua grade.