Dr Alban / Biografia


Alban Uzoma Nwapa nasceu em 26 de agosto de 1957 na Nigéria, na cidade de Ogute, localizada no estado de Adamawa. Lá, o negro "rei da cena disco" passou a maior parte de sua juventude.
O menino cresceu em uma família de renda média, além dele, foram criados mais 10 filhos na casa. O pai das crianças trabalhava como dentista, era um ativista cívico e era conhecido como uma pessoa devota. Nwapa Sr. sonhou que os sucessores do clã não conheceriam a pobreza e receberiam uma educação adequada. No entanto, foi o que aconteceu: os irmãos e irmãs de Alban seguiram carreira profissionalmente de forma independente. Segundo rumores, uma das irmãs da artista trabalha como contadora no consulado nigeriano.
Sabe-se que o futuro intérprete de sucessos populares cursou o ensino médio na filial do colégio católico Christ The King, que fica na Nigéria. Lá, um jovem enérgico assistiu a palestras não apenas de humanidades e ciências exatas, mas também estudou teologia.
Em sua juventude, Alban não compreendia os fundamentos da arte musical e considerava seu desejo de criatividade um hobby. Pelo menos o negro nem pensou na profissão de artista popular.
Diziam que Nwapa adorava ouvir as canções do multi-instrumentista nigeriano Fel Kuti e de um influenciador pop.
É difícil acreditar que inicialmente o belo homem sonoro sonhava em ser médico. Aos 23 anos, o jovem quis seguir os passos do pai e com maior zelo compreendeu os mistérios da profissão de dentista e estudou a literatura científica. Portanto, o futuro artista de um país ensolarado foi para a fria e chuvosa Estocolmo para se matricular em uma faculdade de medicina.
Como o jovem estudante não tinha dinheiro suficiente para estudar, o passatempo criativo de Alban tornou-se um meio de ganhar dinheiro. O carismático rapaz trabalhou como DJ no clube da capital "Alphabet Street", onde começou a mostrar o seu potencial para cantar. O fato é que Nvapa gravou canções ao longo do caminho e muitas vezes as incluiu em festas dançantes, então ele se tornou popular entre os frequentadores de discotecas e festas suecas.
Apesar do estilo de vida noturno, o talentoso nigeriano não teve dificuldades com os estudos: pelo contrário, Alban se formou na universidade e conseguiu um emprego na clínica como dentista, onde tratou os dentes dos pacientes durante três anos. Mesmo assim, ele continuou a gravar discos em eventos de dança.
Inicialmente, o talento extraordinário de Nwapa foi notado pelo DJ Rene e, em 1990, um cara extravagante conheceu o produtor sueco Deniiz Pop, que trabalhava para o selo musical Swe Mix. Doug Christer Wolle e a "rainha da música rap" Leila K ofereceram ao belo homem de olhos castanhos uma cooperação lucrativa e, graças aos esforços conjuntos, nasceu o álbum de estreia de Alban "Hello Africa" ​​\ u200b \ u200b, que é uma mistura de fogosos música e tradições étnicas da África. Vale ressaltar que o primeiro disco da cantora vendeu milhões de cópias em todo o mundo.
Em 1992, o nigeriano lançou seu segundo álbum "One Love", que quebrou o recorde de vendas de seu álbum de estreia. De acordo com especialistas, cerca de 1,6 milhão de cópias foram vendidas no total. Eles começaram a reconhecer Alban nas ruas, e o sucesso “It's My Life” se tornou imortal. Na verdade, esta faixa e vídeo foram amplamente alternados em todas as estações de rádio e canais de música na Suécia, Grã-Bretanha, França, Áustria, Alemanha e outros países.
“It's My Life” costumava ser usado não apenas em noites dançantes, mas em comerciais e filmes de diretores famosos. Mesmo depois de muitos anos, Alban não se importa em fazer um “cartão de visitas” do palco, já que essa faixa e seus remixes ainda são favoritos dos conhecedores da discoteca dos anos 90.
Em 1994, o "Rei do Pop" lançou o single "Let The Beat Go On". No mesmo ano, Alban encanta os fãs com o álbum “Look Who” s Talking! ”, E dois anos depois lançou o álbum“ Born In Africa. “Segundo estimativas, em 1994, a cantora vendeu cerca de 5 milhões de cópias de álbuns e 6 milhões de singles.
Vale ressaltar que em seus sucessos de dança, Nwapa usa uma mensagem escondida: a maioria das canções do artista negro faz sentido. Alban chama a atenção do público para problemas globais como pobreza, dependência de drogas, racismo e conflitos políticos.
O single "No Coke", que significa "sem cocaína", é uma ilustração de uma empresa sueca antidrogas.
Em 2015, Alban fez um presente aos fãs e lançou o sigle "Hurricane", e em 2016-2017, Alban continuou a se apresentar em eventos com canções famosas e novos sucessos.
Nwapa também fundou seu próprio estúdio de gravação chamado Dr. Records