Pitbull / Biografia


Pitbull, cujo verdadeiro nome é Armando Christian Pérez, nasceu em 15 de Janeiro de 1981 em Miami, Flórida, Estados Unidos, de pais cubanos. Ele cresceu influenciado pelo nacionalista poeta cubano José Martí. Seus pais se separaram quando ele era jovem, e ele foi criado por sua mãe. Mais tarde, ele passou um tempo com uma família adotiva em Roswell, Geórgia. Aos 16 anos, sua mãe o expulsou de casa depois que ele se tornou um traficante de drogas. Ele, então, formou-se na Escola Secundária Parque Miami Coral e concentrou sua carreira no rap. No começo da carreira ele encontrou problemas por ser um rapper branco, de olhos azuis e por ser cubano-americano, pois a maioria dos rappers eram negros e americanos.
Em 2001, Pitbull assinou com a Luke Records, apresentado a gravadora por Jullian Boothe. No mesmo ano também foi apresentado a Robert Fernandez da Famous Artist Music & Management, uma gravadora especializada no desenvolvimento de artistas, da produtora Diaz Brothers. Fernandez disse que viu a ansiedade e vontade que Pitbull tinha, e depois começou a trabalhar no desenvolvimento de sua carreira. Fernandez apresentou Pitbull a Lil Jon, que viu que ele tinha talento pra música, e o chamou para participar de uma canção de seu álbum "Kings of Crunk", lançado em 2002. No ano seguinte participou da trilha sonora do filme Mais Velozes, Mais Furiosos. Além disso, Pitbull também lançou diversos mixtapes, compostos de freestyles e remixes de música rap popular. Pitbull explicou a razão por trás da escolha de seu nome artístico, dizendo que "O cão morde para se defender. O cão é demasiado estúpido para perder. Eles são, basicamente, tudo o que eu sou. Foi uma luta constante."
A notoriedade veio em 2004 ao lançar o primeiro álbum, intitulado "M.I.A.M.I.", e o single "Culo" que chegou ao Billboard Hot 100. Depois Pitbull lançou dois álbuns "El Mariel" em 2006 e "Boatlift" em 2007, ambos sem muito reconhecimento. Em 2009 lançou o álbum "Rebelution", que chegou ao oitavo lugar nos Estados Unidos, além de conseguir disco de ouro no México e no Canadá. "I Know You Want Me (Calle Ocho)", que pertence ao álbum, conseguiu ótimas posições nas paradas musicais de diversos países e se tornou o primeiro sucesso do rapper. No ano seguinte o rapper lançou o álbum espanhol "Armando", que foi indicado em várias premiações de música latina, e teve como destaque o single "Bon, Bon". No mesmo ano Pitbull, participou de dois singles de grande repercussão, "I Like It" com Enrique Iglesias e "DJ Got Us Fallin' In Love" com Usher. No inicio de 2011 participou do single de Jennifer Lopez, "On the Floor", outro sucesso mundial.
Em Março de 2011, Pitbull lançou "Planet Pit", o sexto álbum de estúdio e o mais vendido do rapper. Conseguiu certificação em vários países entre eles Austrália Alemanha e Suiça. O primeiro single foi "Hey Baby (Drop It to the Floor) com o támbém rapper T-Pain lançado no final de 2010. "Give Me Everything lançada em Março de 2011 se tornou o maior de sua carreira, conseguindo certificação em mais de dez países e varias primeiras posições. O single fez Pitbull concorrer em diversas premiações dos Estados Unidos e da Europa. Depois lançou mais dois grandes sucessos de seu sexto álbum, "Rain Over Me" com Marc Anthony e "International Love" com Chris Brown. Em 2012, No Brasil causou revolta dos fãs após não comparecer a um show em Goiânia, devido a paralisação do aeroporto de Viracopos, que impediu a chegada dos instrumentos de sua banda. O show foi remarcado para a sexta-feira seguinte.