História da Rede Transamérica FM (1976-2019)


 A Rádio Transamérica FM inicia suas atividades no dia 21 de agosto de 1976, com o lançamento da primeira emissora própria no Recife sendo a primeira FM instalada na capital pernambucana e a primeira da região Nordeste do país. Com a estreia da emissora em Brasília, forma-se a Rede Transamérica de Rádio.
Em 1985. Nesta época, a programação gravada deixou de existir e deu espaço para programação local ao vivo em cada praça. Por orientação da rede, os programas deveriam seguir uma linha humorística, tornando-se marca registrada da Transamérica o "humor escrachado" e o deboche dos radialistas junto aos ouvintes. Também se popularizaram na época as paródias de canções de sucesso. A mudança teve impacto imediato no público e a audiência cresceu, fazendo com que a rede voltasse a disputar com as principais emissoras. Apesar do êxito, os locutores da Transamérica eram alvo constante de críticas por conta de piadas consideradas "grosseiras" ou "de gosto duvidoso" Em 1987, a Rede Transamérica passa a adotar identidade visual que marcou a emissora nos anos seguintes (um "T" estilizado na cor vermelha).
Em janeiro de 1990, a Rede Transamérica inicia sua transmissão via satélite e faz seu primeiro investimento em esportes cobrindo a sua primeira Copa do Mundo, usando características e linguagem próprias e contando com seus locutores habituais como narradores das partidas. Em 1995, a rede lança uma nova filial em Belo Horizonte, após compra da Scalla FM. Apesar do êxito e do crescimento de afiliadas com a transmissão via satélite, a audiência volta a cair em diversas praças (também impulsionada pelo auge das rádios populares que investiam em axé, samba e pagode), o que motivou a rede a investir em novos gêneros musicais, como o rock nacional. Em 1997, a grade musical passa a adotar o formato atual com uma combinação de vários estilos musicais, como o rock, o reggae, o dance e a música pop.
No final da década de 1990, a Transamérica implementou uma estratégia de crescimento, com o lançamento de formatos diversificados de programação, transmitidos via satélite para públicos distintos. Com novas possibilidades artísticas, a emissora expandiu sua atuação nacional através do sistema de franquias. Essa estratégia foi tomada por conta da fuga de afiliadas para formatos populares, que iniciaram seu auge a partir desta época. Em 1999, foi lançada a vertente Transamérica Light (de programação adulto-contemporâneo, tendo como primeira emissora a antiga Exclusiva FM de Curitiba). Em 2000 foi lançada oficialmente a Transamérica Pop, contando com emissoras que continuaram com a programação tradicional. Em 5 de junho de 2000, foi lançada a vertente popular Transamérica Hits. Em julho de 2000, o conglomerado fecha a compra do Grupo Exclusiva de Curitiba, incorporando a TV Exclusiva (hoje TV Transamérica), a Exclusiva FM (que já era afiliada à Transamérica Light, tornando-se oficialmente filial) e a Exclusiva Produtora. A emissora também passa a investir mais em esporte e em 2001 lança a Transamérica Esportes, rede responsável pela transmissão de partidas de futebol e programas do gênero. Por não possuir emissoras próprias, a equipe tem espaço na programação de rede em conjunto com a Transamérica Hits e Pop, revezando em alguns momentos com a vertente Light nas jornadas esportivas. A Transamérica Esportes possui equipes nas emissoras de São Paulo, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


Em junho de 2019, a Rede Transamérica começa a implantar mudanças na programação da portadora Pop, transformando a programação musical e locução num estilo próximo ao adulto-contemporâneo. Em 3 de julho, a rede passou a unificar as portadoras Pop e Hits durante o horário da madrugada (entre 23h e 4h da manhã) com programação musical pop/rock, extinguindo o tradicional Clube da Insônia.
Confirmando um lançamento de uma nova fase em sua programação, a Transamérica dispensou no dia 12 de julho os locutores Gislaine Martins (Gerente Artística) e Ricardo Sam (Coordenador Artístico), que trabalhavam na emissora desde 1997 e eram reconhecidos na portadora Pop. Posteriormente, anunciou Luiz Augusto Alper como coordenador artístico da nova programação. Em 16 de julho, a Transamérica confirma mais mudanças na programação, anunciando a contratação de Pedro Trucão e o fim de programas como Desperta e Esporte de Primeira, além do novo formato definido como "jovem adulto contemporâneo", que segundo a rede tem crescido nos últimos anos
O "Transalouca" foi um programa de humor com mais de vinte anos de história no rádio brasileiro. Era apresentado por Rodrigo Pizcioneri, Fuzil e Francine Piaia, de segunda a sexta, às 13 horas, a atração trazia entrevistas com artistas, notícias, temas apimentados, música e a participação de ouvintes de todo o Brasil.Foi premiado como "Melhor Programa de Variedade de Rádio" na 6ª edição do prêmio AIB (Associação de Imprensa da Barra da Tijuca) no ano de 2010. Angélica Morango, jornalista e DJ que participou da décima edição do Big Brother Brasil, deixou a rádio e o Brasil, depois de 6 anos, depois de participar do programa a partir de 2010. Foi anunciada a extinção do programa no dia 22 de julho de 2019.
O programa "Adrenalina" toca o melhor da dance music atual e existe a cerca de 3 décadas onde sempre algum DJ é convidado para tocar na programação