Chaplin Beer & Food / Santo André (SP)

Inaugurada em meados dos anos 1990, a Chaplin Beer & Food foi um dos principais pontos de encontro da noite andreense por praticamente uma década.

Aberto 24 horas, o estabelecimento unia bar e pista de dança, e promovia festas temáticas, além de shows musicais com artistas conhecidos. Entre os frequentadores, era possível encontrar artistas de TV e jogadores de futebol.

Conhecido ponto de paquera, e contando com uma programação bastante eclética, o local chegava a movimentar cerca de 1,5 mil pessoas em uma noite. Havia quem “batia cartão”, marcando presença em todos os bailes.

Apesar do clima constante de festa, a Chaplin viveu momentos de tensão na madrugada do dia 9 de fevereiro de 2000. Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em um tiroteio no estacionamento. Segundo a polícia, uma briga de gangues rivais foi o motivo para o incidente.

Atualmente, o espaço utilizado pela Chaplin na avenida dos Estados, número 6.700, abriga uma unidade da rede Localiza, voltada para revenda de automóveis.