Software para descobrir o BPM !!!


1. Pesquise por uma calculadora de batidas por minuto e insira as batidas. Há diversos apps, sites e pacotes de software que possuem calculadoras de BPM. Em muitos casos, você deve apertar um botão enquanto segue a batida da música; com base nos seus toques, a calculadora é capaz de obter o BPM.
Faça uma pesquisa on-line ou procure na sua app store por “calcular bpm música” ou “contador bpm música” para encontrar uma variedade de opções bem fáceis de usar.
Entre as melhores opções estão os apps BPM Tap e Tap Tempo. Há também contadores de batidas on-line, como o site Beatsperminuteonline.com.


2. Utilize uma calculadora de MP3 para BPM que analise automaticamente a música. Alguns contadores de BPM são feitos para analisar automaticamente a BPM de uma música, sem precisar inserir as batidas com um botão. Faça uma pesquisa on-line ou na sua app store utilizando termos como “analisador de BPM” ou “MP3 para BPM”.
Experimente programas como o MixMeister BPM Analyzer ou o BeatGauge BPM Detector para o iTunes.
Lembre-se: embora essas ferramentas sejam úteis e simples de usar, elas nem sempre são precisas. Algumas músicas são mais difíceis de analisar devido a variações no ritmo, portanto talvez seja preciso conferir os resultados com um contador de batidas manual.


3. Procure pela sua música em uma base de BPM. Se estiver frustrado com os softwares disponíveis ou com suas tentativas de contar o BPM manualmente, há sempre uma chance de que alguém já tenha feito esse trabalho por você! Há diversas bases de BPM disponíveis que fornecem dados sobre diversas músicas populares. Pesquise pelo título da música em questão e confira os resultados.

Algumas opções incluem:
Tunebat.com;
Songbpm.com;
BPMdatabase.com.

Dicas:
O BPM nem sempre é consistente ao longo da música toda, principalmente em músicas com batida ao vivo.
Pode ser útil se familiarizar com os BPMs comuns do gênero que você estiver ouvindo. 
Por exemplo, o BPM da maioria das músicas de hip hop varia entre 88 e 112.
Não tente misturar músicas que tenham mais de 5 BPMs de diferença e sempre vá de um BPM menor para um maior. Você pode abrir uma exceção se estiver começando um set novo ou se tiver chegado ao ponto alto do set atual e precisar diminuir o ritmo das músicas.
Lembre-se de que unir duas músicas não é a única forma de combiná-las. 
Você também pode cortar de uma música para a próxima; nesse caso, os BPMs não precisam ser exatamente iguais.
Uma ótima ajuda para DJs iniciantes é escrever os BPMs das músicas nas capas dos discos e ordená-las por velocidade, indo das mais lentas para as mais rápidas. Dessa forma, você saberá facilmente quais músicas podem ser combinadas.
Caso toque um instrumento musical, você provavelmente já tem um metrônomo. 
É muito comum que o metrônomo tenha um botão para calcular o BPM com base na velocidade em que esse botão é apertado. Aperte o botão em conjunto com a música; apesar de uma certa imprecisão ser esperada, você terá o BPM da música em apenas alguns segundos.

Avisos:
Não confunda BPM com RPM. O RPM (rotações por minuto) é a velocidade em que o disco toca. 
Os discos de vinil atuais tocam a 33 RPM e 45 RPM, enquanto a maioria dos discos feitos antes do fim dos anos 1940 toca a 78 RPM.