Eurodance / Genero Musical


A música do Eurodance originou-se no final dos anos 80 na Europa central, especialmente na Alemanha, onde os partidos rave estavam se tornando populares. Em 1987, uma cena de festa alemã, iniciada por Tauseef Alam, baseada no som da Chicago House, estava bem estabelecida. No ano seguinte (1988), a Acid House e a New Beat teve um impacto significativo sobre a consciência popular na Alemanha e na Europa Central, como ocorreu na Inglaterra. Em 1989, os DJs alemães Westbam e Dr. Motte fundaram o Ufo Club, um local ilegal para festas, e co-fundaram a Love Parade. O desfile ocorreu pela primeira vez em julho de 1989, quando 150 pessoas tomaram as ruas de Berlim. Foi concebido como uma demonstração política pela paz e compreensão internacional através do amor e da música. Em 19 de julho de 1989, o single Ride On Time da Black Box foi lançado. A música passou seis semanas em primeiro lugar no Reino Unido e foi o single mais vendido do Reino Unido em 1989. Continha o "house piano" da Korg M1, que pode ser encontrado em muitos lançamentos do Eurodance. Em 27 de setembro de 1989, foi lançado o single Pump Up the Jam, da Technotronic. Alcançou o número um na Bélgica e na Espanha, e popularizou a variante da casa chamada hip house na Europa. Em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim caiu, e partidos subterrâneos livres do Techno se multiplicaram em Berlim Oriental, e uma cena rave comparável à do Reino Unido foi estabelecida. Paul van Dyk, DJ da Alemanha Oriental, observou que a cena rave baseada em Techno foi uma força importante no restabelecimento de conexões sociais entre a Alemanha Oriental e Ocidental durante o período de unificação. No mesmo ano, os produtores alemães Michael Münzing e Luca Anzilotti (sob os pseudônimos Benito Benites e John "Virgo" Garrett III) formaram o Snap! Projeto em Frankfurt. Snap! Músicas combinam vocais de rap e soul adicionando ritmo usando tecnologia de computador e misturando sons eletrônicos, baixo e bateria. Ao fazer isso, um novo gênero nasceu: o Eurodance. Seu primeiro single, "The Power", lançado em 1990, alcançou o número um na Holanda, Espanha, Suíça e Reino Unido, e ajudou a popularizar o gênero. dentro da Europa. Nos anos seguintes, outros atos da Eurodance se formaram em Frankfurt, incluindo La Bouche, Jam e Spoon, Magic Affair e Culture Beat, e novos grupos surgiram por toda a Europa. A popularidade do gênero também se expandiu para nações do Leste Asiático como Japão, Coreia do Sul e Taiwan.
Em 1996 o gênero já apresenta um certo desgaste, e começa a diversificar o estilo mesclando elementos de trance, folk e reggae, como Shakira Estoy Aqui. Muitas bandas terminam esse ano. 
O ano de 1997 é de muito bubblegum e o Pop com os hits Barbie Girl do Aqua, Thalía com Piel Morena e Uh La La La da cantora Alexia. Em 1998 o genero já transformado perde forca para outros como drum and bass o movimento clubber. No final da década os Vengaboys fazem sucesso e o techno com Madonna Ray of Light e o puro Dance com Cher Believe. A partir de 1999 Com Novos nomes da música Dance, como Britney Spears...Baby One More Time e também com uma nova forma de música eletrônica, acompanhada de uma nova maneira de festejar, viram febre em todo o mundo, sepultando de vez a Eurodance: o techno e as raves, que dominaram a cena até meados do ano de 2005.
Em 2000 começa uma renovação do gênero, com novos projetos surgindo. ATB, Alice Deejay, Darude e Fragma trazem um som de mais identidade com solo feminino melhor trabalhado. Em 2001 a cantora Dannii Minogue vem com o Hit Who Do You Love Now e no mesmo ano o grupo Lasgo ressuscita o Eurodance e é sucesso no mundo todo com o hit Something. Em 2004 Magic Box com o single If You. No ano seguinte Kasino com o hit Can't Get Over. Em 2007, o grupo Cascada lançou seu primeiro álbum, Everytime We Touch, cujo single de mesmo nome atingiu grande sucesso no mundo inteiro, recebendo certificados de Platina e Ouro. Desde meados da década 2000 o Eurodance é de certa forma considerado gênero de nicho e com pouca execução tanto em rádios como em raves mas ainda tem o espaço garantido em danceterias. O gênero perdeu força à medida que outros estilos de música eletrônica ganharam popularidade.