Acid House / Gênero Musical


Estilo mais radical de house, gênero musical fabricado em estúdio. O acid surgiu de uma brincadeira de Dj Pierre, com o sintetizador analógico Roland TB-303, máquina essa que veio a debitar o som acid que saiu em bastantes discos. A sustentação rítmica do acid é feita por contrabaixos eletrônicos e baterias programadas. Esses instrumentos são misturados com o auxílio de computadores a sons distorcidos de guitarras dos anos 60, orgasmos femininos repetidos e seqüenciados, metralhadoras, explosões e diálogos de filmes. Assim como o house, o acid house é feito para tocar em pistas de dança, nas quais não podem faltar canhões de laser, luzes estroboscópicas, máquinas de gelo e fumaça.
O nome "acid" foi herdado do consumo de drogas estimulantes, tipo Ecstasy, muito comum entre os freqüentadores das casas londrinas que tocam este gênero de música. A alusão às drogas aparece também em muitos nomes de canções acid. Há quem diga também que o termo "acid" refere-se ao som característico emitido por um TB-303 ao ter seus knobs de controle girados pelo artista na hora da execução de alguma linha melódica.
A data do nascimento do acid é o verão de 1987, quando a house music aporta no balneário espanhol de Ibiza, muito popular entre os veranistas ingleses. Os DJs locais dão forma mais radical ao estilo, criando o acid house. No verão seguinte desembarca em Londres e logo vira hit. O smiley, um sorriso dentro de uma bola amarela, vira emblema dos adeptos do acid house e é estampado em camisetas.
Um dos álbuns que marcam a efervescência acid foi Wanted, da "loura" Yazz puxado pelo hit "The Only Way is Up" e "Stand up", chega às primeiras posições da parada de sucessos inglesa e rende a Yazz o título de rainha da house. Também fazem sucesso Into the Dragon, do Bomb the Bass e Jack the Tab cujas músicas supostamente interpretadas por vários grupos na verdade fictícios, criados pelos computadores do produtor musical Genesis P. Orridge.
A Acid House foi uma das primeiras vertentes da Dance Music e praticamente foi deixada de lado a partir de 1989 quando outros sub-gêneros da Dance começaram a dominar o mainstream. Importante observar que na Dance Music, nada morre, tudo se transforma e se adapta ou seja, a Acid foi incorporada principalmente ao gênero que hoje chamamos de Techno.