Freestyle / Género Musical


O gênero nasceu no final dos anos 1970, com a decadência da Disco Music, DJ's das rádios assim como os cidadãos da comunidade latina que foram os principis responsáveis por trazer o "Disco" as rádios e clubes americanos, se viram tristes e aborrecidos com o rumo que tudo tomou. Nos últimos anos, o "universo Disco", principalmente as discotecas, havia se tornado um universo de drogas e sexo desregrado e sua imagem pública ia de mal a pior.
 O lendário Studio 54 ditava as regras tornando-se o foco principal e sua decadência contribuiu para que os DJ's das rádios se distanciassem cada vez mais do estilo.
Com isso as rádios que antes tinham programação voltada ao estilo demandavam novas atrações, e a partir daí os produtores musicais tinham como objetivo desenvolver esse novo estilo.
O freestyle que nasceu da fusão de ritmos começou a se fragmentar em subestilos, tanto instrumentais quanto cantados.
Desses grupos podemos destacar os pioneiros do Kraftwerk, grupo alemão de música experimental que investiu na música eletrônica desde os anos 70 se tornando um ícone. Não demorou e a música logo virou febre, muitos dançarinos criaram formas diferentes e assimétricas para dançá-las, estes mais tarde ficaram conhecidos como “B. Boys” (uma forma abreviada do nome Breaker Boy). Começaram a surgir inúmeros estilos de dança de rua como o Street Jam e suas variações.
A mistura de batidas instrumentais e sons eletrônicos era febre, dos que se destacaram na era dos Jams, sem dúvida o maior foi Pretty Tony

Após 1980
Música Freestyle Principalmente desenvolvido nas comunidades latinas de Nova York no início de 1980. Inicialmente era a fusão de percussão Syncopated e instrumentação sintética de 1980 electro, como Favor pelos fãs de breakdancing. Amostragem, como encontrado na música hip hop, foi mais tarde incorporada. Influências principais são de Afrika Bambaataa e Soul de Sonic Force "Planet Rock" (1982) e Shannon de "Let the Music Play", Qual o último foi no Top 10 da Billboard Hot 100 hit tão cedo quanto o 1984
Por volta de 1987, estilo livre começou a receber mais airplay nas rádios pop dos EUA.
Canções como "Come Go With Me" por Exposé "Show Me" pelos Cover Girls, "Fascinado" e "Silent Morning" da Companhia B de Noel Freestyle Trazido para o mainstream. House music, com base, em parte, os ritmos de discoteca, foi em 1992, desafiando o, som de freestyle Syncopated relativamente otimista. No início de 1990 e para os anos 2000, os eletro e hip hop latino influências do estilo livre foram suplantados pela house music.
Freestyle ou dança Freestyle Latina é uma forma de música eletrônica, pop ou ferir Emerge nos Estados Unidos em meados dos anos 1980. Ele experimentou seu maior popularidade a partir do final da década de 1980 até o início dos anos 1990.
Ele continua a ser produzida hoje e goza de um certo grau de popularidade, especialmente nas comunidades urbanas, onde italianos americanos e latinos são encontrados.
Artistas famosos do gênero Freestyle incluem Stevie B, Timmy T, George Lamond, TKA, Noel, Company B, Exposé, Os Cover Girls, Sociedade da Informação, Sa-Fire, Sweet Sensation, Shannon, Nancy Martinez, Johnny O, Coro, Lisette Melendez, Judy Torres, Rockell, e muitos outros.
Um passo importante na evolução do freestyle foi a implantação das músicas cantadas, os famosos Raps. Uma nova música começara a surgir, um som chamado de Bass, e que mais tarde foi apelidado por muitos de Miami Bass, associação feita com a cidade de maior produção do estilo.