A Metropolitana FM é uma emissora de rádio de São
Paulo voltada ao público pop/jovem. Iniciou suas operações em 1982 em
substituição à rádio Difusora FM, em 98.5 MHz. Atualmente a emissora ocupa
a 8ª posição do ranking geral de audiência na Grande São Paulo, onde
chegou a ocupar há mais de dois anos e meio a liderança no público jovem,
atualmente cresceu na audiência, sendo a 3ª maior emissora do público jovem,
ficando atrás apenas da Jovem Pan FM e da 89 FM A Rádio Rock,
estando à frente de todas as outras emissoras do mesmo segmento como Mix
FM, Kiss FM, Rádio Disney, Energia 97, Transamérica e Dumont
FM de Jundiaí,
A Metropolitana FM foi ao ar pela primeira vez em 1982, entretanto, a história da rádio começou anos antes, em 1958, quando o Empresário Jayr Mariano Sanzone, então dono de uma bem montada rede de som, a Jaraguá Promoções, no bairro da Penha em São Paulo, começou a pleitear junto ao Ministério das Comunicações, a concessão de uma Emissora de Rádio na capital paulista.
Em 1980, uma segunda Emissora foi ao ar, a Rádio Metropolitana FM de Guaratinguetá. Em 1981 uma nova Emissora de FM, era inaugurada, de volta na Cidade de Mogi das Cruzes. Em 1982 foi a vez do maior sonho de Jayr Sanzone, se concretizar: uma emissora na Capital do Estado de São Paulo, a Rádio Metropolitana FM de São Paulo iniciava as suas atividades, inicialmente a Metropolitana começou transmitindo em 103.3 FM indo para 98.5 FM em 1983.
Em outubro de 1996 a Metropolitana FM é relançada por Jayr Sanzone Júnior, porém com um novo formato onde passa a ser dedicada para o público jovem, em 29 de novembro do mesmo ano é lançado o programa Chupim que se tornou um dos maiores sucessos da rádio e é exibido até hoje.
Em 1998 Jayr Sanzone Júnior se associa com seu irmão Jácomo Sanzone e reformula a rádio que ganha novo logo e novos programas.
Em 2002 a emissora contrata para sua direção artística Wagner Rocha, o Waguinho que já havia passado pelas emissoras Jovem Pan FM, Rádio Sucesso, sendo responsável pelos picos de audiência que a emissora registrou em sua trajetória no FM de São Paulo, chegando a estar entre as cinco rádios mais ouvidas da capital paulista (dados do Instituto Ibope).
A partir de 2006, Wagner Rocha deixa a direção da emissora e passa a coordenar a 89 FM decide investir numa programação muito semelhante à da Metropolitana por conta de uma baixa nos índices de audiência da rádio, que vinha perdendo ouvintes para as emissoras de segmento "pop/jovem". Nos próximos seis anos a Metropolitana tenta se posicionar no mercado de rádio em meio a uma forte concorrência em que revezava com a 89 FM a segunda colocação no público jovem.
Em 2013 a emissora inicia uma nova fase, apostando em mudanças na programação e em sua playlist musical. Após saída da 89 FM devido ao retorno da antiga Rádio Rock, Waguinho reassume a direção artística da Metropolitana com o objetivo de reposicionar a rádio entre as mais ouvidas da capital paulista. Com isso a programação foi totalmente reformulada, adotando a conhecida plástica com a voz-padrão de Waguinho e novos programas estrearam, como o Metro Play (em substituição ao 120 Minutos), A hora do Mução (hoje de volta a rádio Mix FM), Metropolitana News, Sem Parar e Bônus Metropolitana. Além disso, alguns programas sofreram alterações em seus formatos, como o Cafeína, que passou a ser exibido à meia-noite e mudou de nome para Cafeína Late Show, e o MetroNight, que também mudou e passou a tocar os sucessos dos bailes funk, além dos hits da música eletrônica e pop music. Como parte de seus planos de reformulação, a Metropolitana FM passou a incluir em sua playlist outros gêneros musicais, como o funk carioca e paulista, o que culminou na criação de um programa diário dedicado ao gênero chamado No Flow.
Em 2014, as alterações na programação fazem a Metropolitana FM retornar ao top 10 das rádios mais ouvidas da Grande São Paulo, situação que não era vista há muitos anos. Já em 2015, a emissora conquista a liderança no público jovem, superando pela primeira vez a líder Mix FM. Este fato foi impulsionado por mais uma alteração na programação: a rádio abre mais uma vez a sua grade de programação musical para ritmos considerados mais populares, como o sertanejo e outros “hits” nacionais atuais. Com isso a 98.5 FM passou a transitar entre o público jovem/pop e a oferecer concorrência para as rádios consideradas populares. Antes da última abertura de seu “playlist” a Metropolitana já estava apostando no “funk brasileiro” em sua grade.
A Metropolitana FM foi ao ar pela primeira vez em 1982, entretanto, a história da rádio começou anos antes, em 1958, quando o Empresário Jayr Mariano Sanzone, então dono de uma bem montada rede de som, a Jaraguá Promoções, no bairro da Penha em São Paulo, começou a pleitear junto ao Ministério das Comunicações, a concessão de uma Emissora de Rádio na capital paulista.
Em 1980, uma segunda Emissora foi ao ar, a Rádio Metropolitana FM de Guaratinguetá. Em 1981 uma nova Emissora de FM, era inaugurada, de volta na Cidade de Mogi das Cruzes. Em 1982 foi a vez do maior sonho de Jayr Sanzone, se concretizar: uma emissora na Capital do Estado de São Paulo, a Rádio Metropolitana FM de São Paulo iniciava as suas atividades, inicialmente a Metropolitana começou transmitindo em 103.3 FM indo para 98.5 FM em 1983.
Em outubro de 1996 a Metropolitana FM é relançada por Jayr Sanzone Júnior, porém com um novo formato onde passa a ser dedicada para o público jovem, em 29 de novembro do mesmo ano é lançado o programa Chupim que se tornou um dos maiores sucessos da rádio e é exibido até hoje.
Em 1998 Jayr Sanzone Júnior se associa com seu irmão Jácomo Sanzone e reformula a rádio que ganha novo logo e novos programas.
Em 2002 a emissora contrata para sua direção artística Wagner Rocha, o Waguinho que já havia passado pelas emissoras Jovem Pan FM, Rádio Sucesso, sendo responsável pelos picos de audiência que a emissora registrou em sua trajetória no FM de São Paulo, chegando a estar entre as cinco rádios mais ouvidas da capital paulista (dados do Instituto Ibope).
A partir de 2006, Wagner Rocha deixa a direção da emissora e passa a coordenar a 89 FM decide investir numa programação muito semelhante à da Metropolitana por conta de uma baixa nos índices de audiência da rádio, que vinha perdendo ouvintes para as emissoras de segmento "pop/jovem". Nos próximos seis anos a Metropolitana tenta se posicionar no mercado de rádio em meio a uma forte concorrência em que revezava com a 89 FM a segunda colocação no público jovem.
Em 2013 a emissora inicia uma nova fase, apostando em mudanças na programação e em sua playlist musical. Após saída da 89 FM devido ao retorno da antiga Rádio Rock, Waguinho reassume a direção artística da Metropolitana com o objetivo de reposicionar a rádio entre as mais ouvidas da capital paulista. Com isso a programação foi totalmente reformulada, adotando a conhecida plástica com a voz-padrão de Waguinho e novos programas estrearam, como o Metro Play (em substituição ao 120 Minutos), A hora do Mução (hoje de volta a rádio Mix FM), Metropolitana News, Sem Parar e Bônus Metropolitana. Além disso, alguns programas sofreram alterações em seus formatos, como o Cafeína, que passou a ser exibido à meia-noite e mudou de nome para Cafeína Late Show, e o MetroNight, que também mudou e passou a tocar os sucessos dos bailes funk, além dos hits da música eletrônica e pop music. Como parte de seus planos de reformulação, a Metropolitana FM passou a incluir em sua playlist outros gêneros musicais, como o funk carioca e paulista, o que culminou na criação de um programa diário dedicado ao gênero chamado No Flow.
Em 2014, as alterações na programação fazem a Metropolitana FM retornar ao top 10 das rádios mais ouvidas da Grande São Paulo, situação que não era vista há muitos anos. Já em 2015, a emissora conquista a liderança no público jovem, superando pela primeira vez a líder Mix FM. Este fato foi impulsionado por mais uma alteração na programação: a rádio abre mais uma vez a sua grade de programação musical para ritmos considerados mais populares, como o sertanejo e outros “hits” nacionais atuais. Com isso a 98.5 FM passou a transitar entre o público jovem/pop e a oferecer concorrência para as rádios consideradas populares. Antes da última abertura de seu “playlist” a Metropolitana já estava apostando no “funk brasileiro” em sua grade.