Fernanda Abreu / Biografia


A filha da bibliotecária Vera Marina Sampaio e do arquiteto português Armando Abreu nasceu no Rio de Janeiro no dia 08 de setembro de 1961 e morava com a família na região do Jardim Botânico numa casa projetada pelo seu pai que estava no Brasil apenas por ter se casado com a mãe de Fernanda Abreu.
As influências musicais surgiram desta época, sobretudo, quando ouvia os discos de Cartola, Clara Nunes, João Nogueira e outros ícones do samba.
Com apenas 09 anos passou a estudar balé na academia de uma professora russa chamada Tatiana Leskova e tornou-se uma excelente bailarina. A jovem Fernanda Abreu dedicou-se a aprender instrumentos musicais como violão e ainda desenvolveu em cursos de canto e dança.
A cantora não tinha pretensões de aprender canto e dança para montar um estilo, mas no futuro foi justamente isso o que ocorreu. Neste período ingressou em grupos de dança, mas em 1981 Fernanda Abreu monta uma banda e dá o nome de “Nota Vermelha. Nesta época outro jovem inciante cantava com Fernanda Abreu na banda que era o Léo Jaime.
A cantora daria um grande passo em sua carreira no ano de 1982 ao integrar a banda Blitz liderada por Evandro Mesquita. Ela foi uma backing vocal ao lado de Márcia Bulcão. A banda foi um sucesso e a mesma participou como integrante da Blitz de 1982 até 1986.
Neste período a banda teve ascensão meteórica com shows marcantes no Rock in Rio e músicas eternizadas no cancioneiro como “Dois Passos do Paraíso”, “Mais Uma de Amor (Geme Geme)”, “Cruel Cruel Ezquizofrenético Blues”, “Betty Frígida”, “Weekend”, “A Verdadeira História de Adão e Eva”, “Egotrip”.
A cantora resolveu lançar carreira solo em 1987 quando o diretor da EMI a convida para gravar disco próprio, mas ela primeiro se prepara e depois vem com uma proposta ousada e diferente de tudo que estava fazendo com a Blitz e que era feito no Brasil.
O álbum SLA Radical Dance Disco Club veio com sua roupagem dançante, mixado com tecnologia e efeitos eletrônicos. A venda deste disco foi considerado um sucesso, pois, passou a marca de 260 mil cópias vendidas. A música que foi o segundo single do disco “Você pra Mim” entrou na trilha sonora da novela global “Meu Bem, Meu Mal”.
A partir de então Fernanda Abreu não deixou mais de fazer sucesso e sempre deixando claro que Michael Jackson e Prince foram suas influências musicais. Fernanda Abreu foi casada com Luiz Stein e teve com ele duas filhas Sofia Abreu Mermelstein e Alice Abreu Mermelstein.
Em 2012 anunciou a separação e disse que se mantinha amiga e parceira de trabalho de Luiz Stein.
A cantora se afastou um pouco da carreira para cuidar da mãe que sofreu uma doença e estava em coma há seis anos.