Dj Grego / In Memoriam (1956-2010)


Esse tocava muito. Também conhecido como “O Mago das Mixagens” era muito conhecido do público paulista por ter trabalhado em várias emissoras de FM famosas. Foi o responsável pela fase de ouro da Antena 1 de São Paulo no início dos anos 80. Em 1980 fazia sucesso na extinta Excelcior FM 90,5; hoje CBN com o programa Classe Especial, um programa de megamixers. Estourou também na Bandeirantes FM e em seguida na Pool, onde participava do Studio 89 todas as 5°s feiras.
Mans era o seu bordão. 2010 nos tirou alguns mestres das pick-ups, Ricardo Guedes, Dom Lula e Grego. Havíamos perdido Michael Jackson em 2009, e neste ano de 2012, já perdemos a Diva Whitney Houston e a Rainha Donna Summer.
Tocou nas principais casas de São Paulo nos anos 70. Lançou um dos primeiros vinis mixados do país. Se chamava Maestro Mecânico e trazia umas dez faixas (metade de cada lado) sem interrupções. Na contracapa, fotos dele muito jovem (nem 20 anos tinha) no seu habitat natural: a cabine de som, que naquela época, significava um paredão com luzes, gravador de rolo e móvel de aço escovado.Se nos anos 70, Grego virou rei em São Paulo, nos anos 80 seu reinado se estendeu pelo Brasil. Fazendo a transição, naquele tempo ainda rara, da cabine para o estúdio, Grego abraçou a arte da edição e do remix. Não era para os fracos: em tempos onde não existia software, os trabalhos eram fruto de pacientes horas e horas cortando e emendando pedaços de fita com gilete e fita adesiva. Logo, também passou a usar acessórios como bateria eletrônica e synths.
Seus edits viraram uma série de vinis chamados Montagens Exclusivas. Rapidamente, ele virou O cara no Brasil para reconfigurar músicas para a pista de dança.
Ippocratis Bourneli, o Gregão, começou sua carreira de DJ em 1973, e fez histórias com seus sets cheios de energia e seus projetos inovadores – foi ele o responsável pelo lançamento do primeiro disco mixado por um DJ no Brasil, Maestro Mecânico, de 77.
Se nas cabines ele era conhecidíssimo por não deixar a pista esfriar, em estúdio Gregão também era pioneiro. Se hoje é fácil fazer edits de músicas a partir de programas avançados de edição, na época o trabalho era manual, usando só gilete, fita adesiva e muito cuidado para não estragar o material.
Grego coleciona em sua longa carreira mais de 200 remixes para artistas como Mariah Carey, Fatboy Slim, Gilberto Gil, Wyclef Jean, Kid Abelha, Titãs, RPM e Jorge Ben Jor.
Assista parte de sua entrevista algum tempo antes de morrer, ele cita Big Boy e o programa Ritmos de Boate.