BAND FM 96,1 (São Paulo)

A Rádio Bandeirantes FM iniciou suas transmissões em São Paulo no dia 15 de julho de 1975. Naquela época, a emissora reproduzia a programação da rádio AM. Sua operação independente começou em 1976, com um perfil baseado em,rock,soul e jazz. Em 1978, a empresa realizou um grande investimento, apostando no sucesso da nova faixa de frequência. Foram adquiridas novas mesas de som, transmissor em estéreo, cartucheiras etc. A partir de setembro de 1979, a Bandeirantes FM passou a transmitir com 85,5 kW de potência, sendo sintonizada num raio de aproximadamente 50 km de sua antena no Pico do Jaraguá, cobrindo a região da Grande São Paulo. Em 1983, a emissora apostou na black music. Foi nesse período que programas como o Baile da Band, o Charm Dance, o Som da Massa e o Black in Love tocavam músicas do funk, soul e pop.

Na década de 1990, a emissora foi renomeada para Band FM e assumiu seu perfil atual tocando ritmos como pagode, música sertaneja, axé e pop. Nessa década, a emissora foi a primeira emissora de rádio FM a realizar uma transmissão via satélite, o que se deu em 25 de setembro de 1990. A partir dessa década, a emissora começou a formar a Rede Band FM, expandindo o seu sinal através de várias afiliadas pelo Brasil. Em janeiro de 1999, foram inaugurados seus novos transmissores, instalados na Avenida Paulista, que irradiam uma potência de 200 kW.

Durante o ano de 2005, a Band FM perdeu emissoras em praças importantes, como Salvador, Belo Horizonte, e Porto Alegre, que passaram a transmitir a programação da recente Band News FM. Também perdeu muitas afiliadas no Nordeste e nos estados de Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal que acabaram se afiliando a emissoras concorrentes como a popular Transamérica Hits e a jovem Mix FM, e outras viraram rádios locais. Apesar dessas perdas, a Band FM no mesmo ano conquistou o estado do Rio de Janeiro, antes ocupada pela rival Transamérica Hits. Em algumas cidades como Cuiabá, Florianópolis, Guarapari e cidades do interior paulista, as emissoras locais continuam fiéis a Band FM, com afiliações desde o início da formação da rede.

A partir de 2007, a Band FM iniciou uma série de adaptações e mudanças buscando focar a programação em um público mais jovem, dentro de um universo popular. Artistas como Skank, Chris Brown e Justin Timberlake dividem espaço com os artistas de enorme destaque nacional como, Exaltasamba, Victor e Leo e Pixote. No ano seguinte, a Band FM em São Paulo mudou radicalmente, deixando de tocar pagode, axé e somente tocava black e alguns artistas nacionais como Skank, Chimarruts, entre outras, o que fez a audiência da rádio cair. O público não aprovou e aos poucos, a emissora voltou a tocar pagode e posteriormente sertanejo. Na programação via satélite, a rede continuou com a programação popular para não prejudicar as afiliadas.

Em 2009, a emissora deixa de executar hip hop e pop internacional na programação, voltando a tocar, com mais intensidade, duplas sertanejas da nova geração (Victor e Léo, Jorge e Mateus, Marcos e Belutti, João Neto & Frederico, etc..) mas continua executando músicas da música pop nacional como Chimarruts, Natiruts, NX Zero, Fresno, como estratégica de atrair o público jovem e se distanciar da outra emissora popular do Grupo Bandeirantes, a Nativa FM, que possui programação focada somente no sertanejo. No segundo semestre de 2009, a Band FM faz grandes investimentos na matriz paulistana (96.1 FM) como a estreia do programa humorístico Notícias que Gostaríamos de Dar com Rafael Cortez, então repórter do CQC (programa da Band), indo ao ar em diversos horários da programação e a contratação de dois novos locutores como Marcelo Café (ex-Jovem Pan) e a Marcinha (ex-Tropical FM). Nesse mesmo período, a Band FM passa a ser transmitida via internet através de aplicativos de iPhone e smartphones junto com outras rádios do Grupo Bandeirantes, e a emissora paulistana realiza grandes investimentos em publicidade para melhorar os índices de audiência na Grande São Paulo. A partir de 2010 a Band FM volta totalmente a sua programação para o popular com a estreia dos programas (Quem ama Não Esquece e Band Love) As mudanças na emissora surtiram efeito e a Band voltou a estar entre as 5 emissoras FM mais ouvidas em São Paulo, sendo a quarta colocada, acima da casa dos 100 mil ouvintes por minuto segundo medições recentes das pesquisas do IBOPE chegando a estar na terceira posição em uma delas.

Em um novo resultado da pesquisa IBOPE divulgado recentemente a Band aparece na vice-liderança geral sendo a segunda FM mais ouvida da capital paulista. Em agosto de 2017, o IBOPE divulgou uma nova pesquisa, onde a Band FM é apontada como a FM mais ouvida em São Paulo, com 205 mil ouvintes por minuto ficando à frente de Transcontinental FM e a Nativa FM, que ocupam o 3° e o 2° lugares respectivamente.

Desde o dia 3 de novembro de 2015, a Band FM passou a ser disponibilizada aos assinantes da Sky, juntamente com mais três rádios do Grupo Bandeirantes: Band News FM, Rádio Bandeirantes e Nativa FM.

Em setembro de 2018, a Band FM comemorou 3 anos e meio seguidos na liderança geral de audiência em São Paulo, intensificando assim, suas campanhas nos seus canais digitais incluindo o uso de chamadas e "teasers" no decorrer de sua programação.

Em 2019 a emissora confirmou a estreia de 6 afiliadas nas Avaré, Sertãozinho, Mogi Mirim e Mococa, todas em São Paulo, e em Poços de Caldas, Minas Gerais. Além disso foi confirmada a estreia da Band FM em Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Todas elas eram afiliadas da Transamérica Hits, cuja rede foi extinta em 31 de dezembro.