Studio 54 / O Lendário Club em Nova York

Steve Rubell nasceu no Brooklin, Nova Iorque, em (02/12/43 a 25/07/89) foi um interessante personagem da noite novaiorquina, o homem que definiu de uma vez por todas a política de porta nasdiscotecas. Rubell passava metade da noite na porta da sua disco, seleccionando quem deveria entrar, através de critérios que poderiam deixar uma celebridade, seja ela qual fosse, do lado de fora. Muitas foram às vezes que estas foram preteridas a favor de mais interessantes anônimos. O clube Studio 54 foi uma lendária discoteca localizada em Manhattan, Nova Iorque, inaugurada em 26 de abril de 1977.



O final dos anos 70 foi uma época que o rock em geral estava chato, os Estados Unidos estavam em recessão e a guerra do Vietnã havia acabado há pouco. Politicamente, economicamente e musicalmente as coisas não iam lá muito bem para a América. Tais fatores, aliados ao início da música mecânica e dos sintetizadores, levaram o surgimento de um novo ritmo musical, a disco music. Sua principal representante, além do filme Os Embalos de Sábado a Noite, foi a discoteca Studio 54.
Localizada em Manhattan, o prédio em que a discoteca foi aberta por Steve Rubell e Ian Schrager, já havia sido um importante teatro e estúdio da CBS. Depois, sob a direção dos dois rapazes, aquele local se tornaria a disco club mais disputado do mundo. Com muitos amigos e conhecidos, Steve Rubell tinha um talento nato para relações humanas, e assim que abriu seu novo negócio milhares de pessoas passaram a povoar a entrada do Studio.
Personalidades como Andy Warhol, Mick Jagger e Debbie Harry eram apenas alguns de uma longa lista de famosos que circulavam pela discoteca. No entanto, ir para o Studio 54 era uma coisa, entrar lá, era outro bem diferente. O espirituoso Steve, cercado por seguranças, ficava na porta do prédio classificando cada pessoa e autorizando a entrada de apenas algumas. Afinal, público havia todas as noites para superlotar quantas vezes Steve quisesse.
Sexo, drogas e disco music. Esse era o objetivo do Studio 54 e dos seus assíduos frequentadores. Diversos grupos da disco music e pós disco music como Village People, Donna Summer e James Brown faziam performances ao vivo. O glamour, combinando com o perfil do público e mais os seus interesses davam àquela discoteca as manchetes não só na América, como na Europa e também no Brasil. Até mesmo Pelé frequentou o Studio (aparição registrada por uma equipe de TV inglesa).
Após quase 10 anos, fechamento parcial do Studio em 1981, em 1986 a casa fecha e alguns anos mais tarde volta a abrir apenas como uma casa noturna, que não duraria muito tempo. Nenhum outro dono conseguiu repetir o sucesso estrondoso de Steve Rubell e Ian Schrager, e o Studio 54 entrou para a história como o maior símbolo (literalmente) da era da discoteca. Seu sucesso viria influenciar a abertura de disco clubs até no Brasil, como a Banana Power em São Paulo e a Papagaio Disco Club no Rio de Janeiro.