Top 06 Apps para se transformar num DJ no iPad

O iPad é sem dúvida um fantástico instrumento de produção de música! Há aplicações que produzem, com muita qualidade, temas musicais, dependendo claro, da arte, inspiração e engenho de cada um.
Mas há depois o outro lado...a mistura, o ritmo, o ouvido para um beat brutal e a criatividade para criar temas num outro patamar musical... esses são os DJs. Para eles e para os que gostam destas aplicações de mistura, hoje deixamos um TOP 6 das melhores apps para DJ.
Para um DJ, o iPad pode ser uma verdadeira estação de trabalho... genuinamente portátil. O iPad, como suporte completo a MIDI, permite a instalação de aplicações verdadeiramente poderosos. Este nosso guia irá ajudá-lo a encontrar a melhor app para explanar todo o seu talento de DJ!


1º Traktor / O Traktor DJ, que já em tempos abordámos no pplware, é, actualmente, a app para iPad preferida por grandes nomes da música. Esta app permite num iPad, um efeito pinça que pode simular os movimentos dos DJs nos discos de vinil, sentir o ritmo, por isso se diz que está app permite o “Touch the groove” pois tudo é facilmente manipulado inserindo nas pistas os temas musicais. Depois a sincronização automática das BPM nas pistas, os 8 efeitos embutidos na app, como por exemplo o Reverb, Delay, e o efeito dramatic glitch, etc… permitem muita criatividade.
Com esta app, o utilizador pode sincronizar as suas bibliotecas, preparar beatgrid, loops e cue points no Traktor e no iPad e sincronizá-los via Dropbox. Utilizando o Freeze Mode poderá ter acesso a pontos de cue e sampler instantâneos para toda a onda da faixa. Depois com o equalizador, filtros e efeitos a app permite um nível de equalizador simples de três bandas. Os efeitos mais básicos do Traktor foram incorporados na versão para iPad, totalizando 8 efeitos.


2º djay 2 / Transformar um iPad numa mesa de mistura é simples com a app djay 2 para iOS. Para quem tem veia de Dj pode, a partir desta aplicação, usar a biblioteca de músicas do iPad para “bombar” numa festa de garagem ou mesmo algo mais profissional.
Para além de uma profunda integração com as playlists do iPad, esta aplicação tira também partido do multitouch dos dispositivos da Apple, tornando a experiência de Scratch ainda mais real. Se ainda juntarmos a capacidade de misturar microfone, transições automáticas, cue instantâneo, Loops visuais, Cue Points, integração iCloud para sincronizar metadados, integração AirPlay e integração iTunes Store... então esta é uma app brutal para o tornar num DJ completo.

 
3º deej / DJ turntable / Torne-se um DJ de verdade com deej. A app foi totalmente desenhada para iPhone e iPad. Agora com Loops e Efeitos e a capacidade de partilhar as suas sessões de música para o serviço Mixcloud, Soundcloud e Dropbox!
Como devem saber, esta app foi projectada para DJs iniciantes e avançados, assim com a deej poderá evoluir até se tornar num DJ profissional. No seu iPad com esta app, poderá obter quase tantos recursos como se estivesse numa mesa de mistura profissional, mas com as devidas diferenças no preço do material! E acima de tudo, deej permitirá que gravar as suas mixagens e as partilhe usando os vários serviços cloud já referidos.
Simples, prático e muito completo, este programa será uma mais valia para si, enquanto DJ que partilha com o seu vasto leque de amigos o seu talento musical!

 
4º Cross DJ / Mix, Scratch... uma verdadeira discoteca no iPad. Transforme o seu iPad num sistema de DJ completo. Misture as suas faixas do iTunes em perfeita sincronia adicionando efeitos, loops e muito mais. Depois grave e partilhe o seu trabalho no serviço SoundCloud .
Com o Cross DJ terá uma ferramenta completa para de destacar como DJ no seu iPhone ou iPad. O app conta com muitas opções de mistura, sincronização de efeitos e faixas, aplicação de distorções e vários outras. Tirando isso, o utilizador já não precisa de se desdobrar em muitas mãos para fazer uma excelente setlist com o app, já que tudo está acessível com certa facilidade. A interface da ferramenta ajuda bastante, pois coloca os botões e atalhos para as principais funções em áreas simples de serem alcançadas pelos dedos quando o utilizador está a produzir algo.
No ecrã principal da app, quando estão os discos em utilização, o aspecto é fantástico. Tire proveito de tudo o que está app permite, pela facilidade de utilização e pelo preço que, para uma app tão bem recheada, não está nada mal.

 
5º edjing / DJ Mixer Console Studio / Esta é uma app revelação. Foi a melhor aplicação do ano (AppAwards 2013)! Com mais de 11 milhões de downloads, esta foi a primeira app DJ social que transforma o seu dispositivo numa mesa portátil real. Após a criação e execução dos temas musicais, o utilizador poderá partilhar os mesmos no Facebook e Twitter!
Com esta app poderá contar com a função eMix para partilhar o seu mix no Facebook e no Twitter, terá acesso directo à sua biblioteca de música para misturar todas as suas faixas, poderá misturar toda a biblioteca de música Deezer (Deezer Premium Plus Members), poderá também misturar toda a biblioteca de música SoundCloud.
Tem disponíveis 2 Pratos + Cross Fader, efeitos de DJ grátis (FX) como o Cue point, Flanger, Equalizer, Scratch / Pitch sobre Vinil como um DJ de verdade (Arranhão/Arremesso no Vinil). Há ainda a utilização do espectro de Som Amplo para óptima localização das Batidas, sincronização de BPM (sinc.), modo "AutoMix" para transições automáticas entre títulos e playlists, possibilidade de gravar a sua obra em qualidade de CD de Alta Definição, formato wave e poderá remixar mp3 de mais de uma hora.
Além disso esta é uma app compatível com Airplay. Na Apple Store pode adquirir uma panóplia de efeitos que vai certamente adorar.

 
6º Pacemaker / Esta app, na nossa opinião, é fabulosa. Permite um nível de criatividade e usabilidade que é raro termos em apps para iPad. O Pacemaker para iPad traz um novo conceito às apps para DJ, pois adiciona a uma interface fantástica a facilidade de utilizar o catálogo de faixas do Spotify.
O Pacemaker para iPad é gratuito e permite aos utilizadores a opção de fazer o upgrade e comprar efeitos, filtros e mais funcionalidades da aplicação. A sua interface foi cuidadosamente elaborada e vem equipado com um poderoso motor de pesquisa, tornando a sua utilização de resposta rápida e sensível.
Já que falamos no Spotify temos de acrescentar que o Pacemaker para iPad vem com um trial do Spotify Premium para podermos começar a misturar assim que seja descarregada a aplicação. Também permite a mistura das nossas faixas quer do iTunes como do Spotify.
Mas podemos alinhavar esta app pela facilidade de misturar músicas como a de adicionar um filtro numa foto, que actualmente não há quem não saiba fazer, isto porque o seu design é muito simples, completo e natural. Isto mostra que não há limites para a criação de aplicações, basta ter imaginação, fundir conceitos existentes no mundo iOS e completar com algo que faça falta.