Melim / Banda (Brasil)


Se alguém soltasse a previsão em 2016 de que um trio de irmãos surgiria na música e quebraria todos os recordes nos anos seguintes apostando em pop que mistura MPB, surf music, indie rock, reggae sempre em clima de "good vibe" talvez a pessoa fosse apontada como maluca, dado o cenário musical que indica sucesso para outros contextos artísticos. Mas os três irmãos Melim realmente quebraram todos os paradigmas com aceitação em números espetaculares.
Falta pouco, por exemplo, para completarem um ano no Top 50 da plataforma de streaming mais popular do país, o Spotify. Isso com duas músicas, "Ouvi Dizer" e "Meu Abrigo". Mas contemos as histórias deles antes de entrarmos nos números propriamente ditos.
Diogo, Rodrigo e Gabriela nasceram em família especialmente musical, em Niterói, no Rio de Janeiro. Tem mais dois irmãos, e todos foram estimulados desde cedo a ficarem à vontade para escolherem instrumentos e aprenderem a dominá-los.
Os três foram para o violão e canto, sendo que Diogo pegou a bateria também, Rodrigo adotou teclado e guitarra e Gabriela, o cavaquinho. Os dois meninos, gêmeos, começaram a tocar em bandas de pop rock, enquanto Gabriela ia para o samba de raiz.
Em 2015, quando ela foi chamada para participar da Festa da Música da gaúcha Canela, convidou os irmãos para a acompanharem. Deu liga imediata, postaram alguns vídeos na Internet e quando viram tinham na mão convite para participarem do Superstar, da Rede Globo. Na temporada de 2016 do programa foram até a semifinal.
Foi o sinal de aceite que os levou a investirem em carreira como trio, sob o sobrenome familiar, Melim. No final de 2017, assinaram com a maior gravadora do país, a Universal e em um mês lançaram o primeiro EP, com três músicas: "Meu Abrigo", "Transmissão de Pensamento" e "Ouvi Dizer". O sucesso foi imediato. Com três semanas do lançamento, "Meu Abrigo" bateu o primeiro milhão de views no YouTube e entrou na lista de "50 Virais" do Spotify.
No meio de 2018, sai o primeiro álbum do grupo. O single foi "Ouvi Dizer", que soma hoje mais de 60 milhões de plays no Spotify e incríveis 112 milhões de views no YouTube. Quer dizer, números incríveis mas que ainda ficam atrás dos 86 milhões de plays e 180 milhões de views de "Meu Abrigo".
Após dois meses do lançamento, gravaram "Um Sinal" com Ivete Sangalo. Mais dois meses, registraram "Eu Pra Você", com Sandy.
Entre uma e outra, "Ouvi Dizer" se tornou a música mais tocada do Spotify Brasil e "Meu Abrigo" ganhou indicação a música do ano no "Melhores do Ano" do Faustão.
A agenda começou a pedir mais dias no mês para atenderem a demanda - passaram a uma média de 27 apresentações por mês. E olha que 2018 sequer tinha terminado.
Viraram o ano em 7º lugar no Caldeirão de Ouro do programa de Luciano Huck e seguem no Top 50 do Spotify prestes a completarem o primeiro ano na posição privilegiada.
Em outubro de 2018 gravaram o primeiro registro audiovisual, em São Paulo, no Cine Joia, com casa cheia. O registro foi lançado, em 2019, em duas partes, no canal oficial da banda no Youtube, e em todas as plataformas digitais.
Conhecida a história por trás dos números, resta alguma dúvida de que o trio com clima praieiro e embalado em boas vibrações veio para ficar.