Dj Vintage Culture / Destaque


Lukas Ruiz Hespanhol, mais conhecido como Vintage Culture (Mundo Novo, 7 de julho de 1993), é um DJ e produtor brasileiro de música eletrônica do gênero house music.
Lukas Ruiz nasceu em Mundo Novo, interior do Mato Grosso do Sul, onde morou e estudou até completar o ensino médio no Centro Educacional Mundo Novo Mickey e onde nasceu o seu interesse pela música eletrônica com um CD de Hard Trance de um tio que ele encontrou. Até então curtia muito a eletrônica das bandas dos anos 80, como New Order e Depeche Mode, mas não conhecia esse lado mais pista de dança.
Mudou-se para Maringá, no Paraná, aos 19 anos e ingressou na faculdade de Direito, mas largou o curso pela metade para dedicar-se à música. Foi em seu apartamento em Maringá que Lukas passou três anos trancado e focado em suas produções. No começo, sem dinheiro para investir em equipamentos de produção, Lukas ia até uma lan house do bairro para baixar os programas e voltava para casa com seu notebook Positivo com 128 megabytes de memória, que foi presente do seu pai para estudar e se isolava por horas. Na época, ele ainda assinava como Lukas Ruiz, mas ao perceber que seria sempre relacionado a Victor Ruiz, figura importante do techno no Brasil, sentiu a necessidade de criar um nome para o seu projeto. Foi ao produzir uma música diferente na qual ele estava tentando se aperfeiçoar e da paixão de Lukas pelas músicas antigas e suas influências dos anos 80 que veio o insight do nome Vintage, que logo ganhou o complemento e o transformou em Vintage Culture.
Vintage Culture teve uma rápida ascensão lançando versões como "Blue Monday" do New Order e "Another Brick in the Wall" de Pink Floyd, que logo começaram a viralizar na rede junto com suas versões de "Bete Balanço" do Cazuza e "Bidolibido" de Fernanda Abreu.
Em 2016, lançou o EP Hollywood pelo selo Ganzá da Skol Music em parceria com a Spinnin Records. Logo depois, com o produtor Slowmotion, emplacou o seu remix de "Drinkee" para a dupla Sofi Tukker lançado pela Ultra Music na posição #4 do chart Dance do Beatport e mesmo depois de um mês de lançamento se manteve no TOP 10 com a mesma, mas foi com "Wild Kidz", lançada pela Spinnin Records, que Vintage Culture começou a ganhar reconhecimento internacional. A faixa entrou para o "Global Viral" do Spotify e recebeu suporte de Oliver Heldens, EDX e Sam Feldt.
Em 2015, Vintage Culture apareceu em #118 na lista de TOP DJs da revista britânica DJ Magazine e em #2 na lista de melhores DJs brasileiros da House Mag. Em 2017, vintage apareceu em #31 na revista DJ Magazine. Além disso, foi eleito o DJ #1 na lista da House Mag em 2016.
Vintage Culture também é empresário da gravadora Só Track Boa.