Recordar / Clube Atlético Votorantim


Recordar Clube Atlético Votorantim

Nos anos 80 e 90, todo sábado lotava as discotecas no salão do Clube Atlético Votorantim.

A movimentação do público começava a partir das 22 horas, com a casa noturna atingindo o ápice às 23 horas, era quando os DJ’s abriam a pista para comandar o repertório eclético de ritmos até às quatro da manhã.
Ali era o ponto de encontro da juventude em busca da boa diversão.

Época que era possível conviver de forma espontânea e pacífica, raras eram as confusões, o máximo que acontecia era alguém sair “alegre”, após ter inserido cerveja e doses de caipirinha.

Muitos ali paqueravam e quis o destino que vidas fossem unidas matrimonialmente.
Horácio Mesquita Júnior, o DJ’ Horácio, comandou o agito musical de 1986 a 1996.

Iniciou trabalhando na cabine de som que ficava no mezanino de entrada do salão, período em que as músicas eram extraídas de fitas cassetes, LPs de vinil e tapes de rolo.

 Momento que a condição de DJ’ ganhava mais projeção, fugindo da idéia de ser somente um sonoplasta.

Com esta fórmula começaram a ir às pistas e no salão do Atlético não foi diferente, logo ocupava o palco e ganhava maior visibilidade.
Foi um período que o clube trouxe artistas como a presença vip de Astrid Fontenelle, da emissora MTV que tinha o sinal aberto na região, show da banda Placa Luminosa que estava no auge e as performances de DJ’s renomados.

Outros eventos eram as Domingueiras do Atlético, Noite da Ipanema FM, Noite da Coca-Cola, discotecas especiais e a Noite da Porca e do Parafuso onde na entrada as garotas recebiam uma porca e os rapazes um parafuso, porém de medidas diferentes e aí era a brincadeira, percorrer o recinto em busca do encaixe, assim formavam duplas e por que não dançarem uma música romântica.

E eram esses embalos de sábado à noite que mobilizava os jovens, cada um no seu estilo, tinha quem chegava mais cedo ao salão, outros que só iam para dançar Lambada que é um gênero musical surgido no Pará e naquele período amplamente difundido, muitos iam para curtir os sucessos do pop dance, outros se uniam a grupos organizados como os rockabillys e os que aguardavam a seleção de românticas por volta das duas e meia da manhã.
Para aqueles que tinham dificuldade de encontrar alguém especial, ao iniciar a sequência de músicas lentas estava decretado o final de noite, ia embora mais cedo e aproveitava para comer um lanche na avenida 31 de Março.

Os que ficavam, curtiam a última performance com o DJ’ Horácio tocando as mais pedidas da noite.

E se durante a semana o DJ’ era gerente do antigo banco Real, só utilizando roupa social, nas discotecas estava todo despojado. Mas não era só Horácio que se transformava no final de semana, tinha aqueles que apesar de curtir a discoteca por várias horas ainda não se contentava e ao sair do salão dava um jeito de invadir de madrugada as piscinas do Atlético. Coitado do seu Humberto Massa, guardião do local, quando chegava para trabalhar via uma mistura de terra e grama espalhada por todos os lados. Coisas de final de festa!



Horácio destaca:

“Tinham músicas que não tinha como não tocar. São aquelas que brincávamos que tiram até lagartixa da parede. Quando percebíamos pessoas se encostando nas laterais da pista, conversando, parando para tomar bebida, aí entrava a música que fazia todo mundo ir dançar. Eram sucessos com coreografias dançantes como La Bamba e Macarena”.

“Apesar de muitas alegrias, também tivemos momentos de tensão. Teve uma vez que o clube estava cheio, chovia muito e mesmo tendo transformador de energia aconteceu uma pane no sistema. Não teve jeito, corremos até a cabine para religar, estávamos molhados e o medo de morrer eletrocutado! Arriscamos e deu tudo certo”

Dj Double C.

Dj's Sylvio Miller , Gregão e Double C

Double C, Sylvio , Horácio e Gregão

Cesar Silva e Dj Horácio



Em 2014, O Clube Atlético Votorantim – agora batizado como Votorantim Club – reabre suas portas para voltar a ser o ponto de encontro da cidade. Agora administrado pelos irmãos João e Cláudio França, o espaço, que marcou época nos anos 70 e 80 e encerrou as atividades em 1994, voltará a funcionar hoje (13), com uma grande festa a partir das 22 horas.
“Antes o Clube Atlético Votorantim era ponto de referência para grandes eventos da cidade e nossa intenção é resgatar essa referência, essa tradição do clube”, explica o empresário Cláudio França, um dos idealizadores da volta do clube.
França revela que a noite que marcará o retorno do clube terá como atração o DJ Horácio e também covers do Bee Gees, ABBA e Elvis Presley. De acordo com o empresário, a intenção é realizar ao menos dois shows por mês, trazendo também artistas consagrados nacionalmente, além de realizar bailes de carnaval e outros tipos de festas.
Adaptado às exigências do Corpo de Bombeiros e contando com acessibilidade para pessoas com deficiência, o espaço, com capacidade para 900 pessoas, manteve as características arquitetônicas originais. França explica que além de receber shows, o Votorantim Club também funcionará como espaço para formaturas, casamentos e outros tipos de eventos.