Lojas de Disco Nos Estados Unidos




Amoeba
É a Disneylândia das lojas de disco. São três as unidades. Todas nos Estados Unidos. Uma em São Francisco, uma em Hollywood e outra em Berkley. “É a melhor loja do mundo”, crava Marcelo Costa: “Quando estive na Amoeba de São Francisco, Paul McCartney estava levando a família para conhecer a loja. Foi estranho olhar para o pôster do Sgt Peppers e olhar para ele, logo atrás. Inesquecível”, relembra ele. Cada uma das lojas tem mais de 100 mil itens. Todos selecionados a dedo. 
 
 

Record Runner
“O dono da loja nova-iorquina adora brasileiros”, avisa Erika sobre John Pita, proprietário da Record Runner. “A loja trabalha muito com música pop, mas se você arriscar o nome de um artista é bem capaz que ele, e somente ele, encontre algum título perdido na loja”. A Record Runner, lembra Erika, fica no mesmo quarteirão onde foi feita a foto do emblemático álbum The Freewheelin', do Bob Dylan. “Quando soube, imediatamente saí da loja, agarrei o braço do meu marido, como Suze Rotolo fez com o Dylan, e pedi para estranhos que nos fotografassem”, lembra.
 

Grimey’s
O Metallica já gravou por lá. Foi de uma session feita na Grimey’s, em Nashville, cidade americana do Tenesse, que surgiu o disco Live at Gimey’s (2008). “Na terra do country há muitos passeios musicais, como o Third Man Records, loja e selo de Jack White”, recomenda Marcelo Costa. A Grimey’s, diz o editor do site Scream & Yell, é uma das lojas mais bacanas da cidade. O que você encontra por lá? “Vinis, CDs, boxes entre novidades e raridades”, lista ele.
 

Sister Ray
Na vitrine da Sister Ray você vê a capa do (What's the Story) Morning Glory?, do Oasis.
Na mesma capa, conta Erika, há um post-it avisando: “Você está aqui”. “A Berwick Street, aliás, é o paraíso em Londres para quem ama música”, diz a colecionadora. Muito bem organizada, a loja comercializa discos de vinil, CDs e DVDs. “Dizem que é a loja preferida dos irmãos Gallagher”, indica Erika.
 


Rough Trade
Aqui, nada de barganhar. É o que garante Marcelo Costa. A loja londrina não tem lá os preços mais camaradas, mas é um desses lugares que merece ser conhecido por toda a mítica em torno. “Antes de ser loja, foi o selo responsável pela discografia dos Smiths - e que continua na ativa até hoje, lançando boas bandas”. A loja da Brick Lane, diz o crítico musical, costuma receber pocket shows. Há também outras duas lojas em Londres e mais uma em Nova York, aberta mais recentemente.
 
 
Headline Records
É a única loja da lista especializada em punk e hardcore – e tem discos de gêneros obscuros como garage e rockabilly, por exemplo. “O dono é um punk francês, figuraça”, conta músico Paulo Ricardo Alves, 30. Na loja que fica em Los Angeles, o músico lembra de ter encontrado um disco de uma banda punk de Santos (!), o White