Como Fazer um Remix usando o Ableton Live


A função de distorção automática do programa Ableton Live torna a combinação de batidas tão fácil que qualquer pessoa consegue fazer remixagens. Existe um monte de coisas que você pode fazer usando o Ableton, controles midi e aparelhos externos de todos os tamanhos de formatos. Veja abaixo a forma mais fácil de configurar e gravar uma remixagem de DJ com o Ableton usando nada além de um computador.


1 - Monte uma seleção de músicas que você quer usar na sua remixagem. Coloque todos os arquivos de áudio em uma nova pasta na área de trabalho para conseguir acessá-los facilmente no Ableton.
Se estiver planejando mixar as músicas juntas, escolha faixas do mesmo gênero ou, pelo menos, que tenham BPMs parecidos. Músicas de 120 BPM são boas para novatos.


2 - Abra o Ableton e localize a pasta de fonte. Faça isso usando a barra de navegação de arquivos. Você verá uma lista das faixas que selecionou na janela à esquerda da tela.


3 - Crie um canal de áudio adicional. A forma mais fácil de fazer isso é apertar CTRL+T com a sessão de visualização aberta.


4 - Arraste os arquivos da barra de navegação até os canais de áudio. Espere as informações dos arquivos carregarem antes de fazer qualquer outra coisa.


5 - Dê um clique duplo na primeira faixa da sua lista. Isso abrirá a janela de exibição de amostra com as ondas de som.
Veja se o BPM máximo da sessão está ajustado para 120. Essa é a configuração padrão, então, a menos que você tenha mexido nela em algum momento, ela estará nesse nível.


6 - Dê zoom no primeiro marcador de distorção. Você pode usar o ícone da lupa, que aparece quando o cursor é colocado na parte de cima da onda de som, ou no diagrama em miniatura abaixo da janela de exibição de amostra.


7 - Ajuste os marcadores de distorção. Eles são guias amarelas pequenas com números dentro.
O primeiro marcador de distorção deve ficar bem no começo da primeira batida.
Reproduza o começo da música algumas vezes enquanto olha a linha passar pela onda de som. Isso ajuda você a associar um sinal visual com a localização da primeira batida acentuada.
Encontre o marcador numerado que está mais perto da batida acentuada e dê um clique duplo nele para transformá-lo em um marcador de distorção. Ele deve ficar amarelo quando você fizer isso. O número ficará 1.1.2, por exemplo.
Ajuste a posição do segundo marcador de distorção até que o número na janela de amostra mude para 120.


Clique com o botão direito no segundo marcador de distorção e selecione "Distorcer a partir daqui (Contínuo)" no menu que vai aparecer. Isso vai distorcer a faixa de acordo com as batidas altas e baixas que você selecionou.


Veja se os marcadores inicial e final estão nos lugares certos na faixa. Os marcadores iniciais devem estar alinhados com o marcador de distorção número um e os finais podem ficar em qualquer lugar que você queira que a música termine.


8 - Veja se está tudo sincronizado. Primeiro, habilite o metrônomo clicando no quadrado pequeno no canto superior esquerdo da tela. Depois, aperte “play” em cada faixa individualmente para ver se combinam.


9 - Repita os passos de cinco a oito em cada uma das faixas que você selecionou.


10 - Salve seu trabalho. A melhor forma de fazer isso com um grupo de músicas é ir até o menu “Arquivo” e selecionar "Reunir tudo e salvar". Isso junta todos os arquivos de áudio no projeto e os salva como um arquivo só.