Ableton / Gravando as músicas na visualização de Arranjo



1 - Abra o arquivo do projeto no Ableton. Ele deve conter todas as faixas distorcidas feitas na parte um.


2 - Copie a primeira faixa na janela da sessão. Selecione a faixa e aperte CTRL+C ou clique com o botão direito nela e selecione "Copiar" no menu.


3 - Organize as faixas. Você terá que alternar entre as visualizações de arranjo e de sessão várias vezes durante o processo.
Abra a visualização de arranjo. Clique no círculo de cima no canto superior direito da tela, com linhas horizontais dentro.
Cole a primeira faixa no canal de áudio um. A música colada vai começar onde o cursor piscante for colocado. Ponha o cursor no final da primeira faixa no canal de áudio dois antes de continuar.


Copie a segunda faixa pela janela da sessão. Clique no círculo de baixo no canto superior direito da tela para alternar as visualizações.
Volte para a visualização de arranjo e cole a segunda faixa no canal de áudio dois, perto do final da primeira. Se o cursor estiver no lugar certo, ela deve ficar no lugar automaticamente.


4 - Repita esses passos até que todas as faixas estejam na janela de arranjo.


5 - Misture as faixas. Você pode mexê-las até que elas fiquem sobrepostas nos lugares certos. Faça esse passo em cada transição.
Dê zoom na primeira transição usando a lupa. Isso aparecerá quando você for descendo pelos números que ficam logo acima do canal de áudio um. Também tem como dar zoom ajustando a barra que fica bem em cima na tela de arranjo.


Selecione a segunda faixa e traga-a para trás, para sobrepor um pouco a primeira música. Quando o cursor é colocado entre a linha de números e o primeiro canal de áudio, aparecerá um ícone de alto-falante. Clique com o botão esquerdo nele para começar a reproduzir o áudio em qualquer ponto. Faça isso com frequência para garantir que as batidas estão combinando.



6 - Diminua gradualmente o volume das faixas. Inicie o modo de desenho clicando no botão que tem um lápis pequeno na parte de cima da tela. Isso permite que você mexa a linha vermelha de volume no meio de cada faixa para conseguir o efeito de ir diminuindo o volume aos poucos.
Clique com o botão direito com o lápis selecionado para acessar o menu em grade. Você pode ajustar a amplitude da grade de fundo para deixá-la do jeito que quiser, dependendo do nível de detalhe que você quer que a diminuição de volume tenha.


7 - Repita esses passos em todas as transições das suas músicas.


8 - Prepare as músicas remixadas para exportar. Você precisa fazer algumas coisas antes de renderizar o arquivo de áudio final.
Verifique se os pontos de início e fim estão nos lugares corretos. Eles são representados por triângulos cinzas pequenos que ficam logo abaixo da fileira de números. Arraste o primeiro marcador para o começo do conjunto de músicas e o último para o final.
Selecione os dois canais de áudio clicando no nome de cada um deles enquanto segura a tecla CTRL. Se você fizer direito, os dois nomes ficarão destacados em amarelo.
Vá até o menu "Arquivo" e selecione "Exportar". Você verá vários menus aparecerem para poder escolher o tipo do arquivo e a localização. Escolha a opção “WAV” e salve o arquivo onde preferir. Depois, você já pode fazer o upload das suas músicas remixadas em um serviço de streaming ou gravar em um CD.