Quando o DJ toca, ele toca continuamente por um perido que pode variar de 30min até casos extremos de 4horas ou mais, e para que a música dê continuidade durante esse período, ele sobrepõe uma música na outra, e para tanto, as músicas precisam ter as batidas sincronizadas. Por isso a importância do bpm na música eletrônica.
Todos os estilos de música eletrônica têm uma quantidade mais ou menos determinada de batidas por minuto, que podem variar mas geralmente permanecem na mesma grandeza.
Ex : exemplos de (Bpm)
Hip Hop e Black entre 70 a 112 bpm
House tem em média 128 bpm enquanto
Trance está na casa dos 135 bpm
Psychedelic ou mais conhecido como Psy Trance que está na casa dos 145 a 150 bpm
Drum and Bass está na casa dos 160 bpm, e há até caso de música a 200 bpm
Speedycore Neste caso chegando á 200 bpm
Como Calcular o BPM de uma Música
Para ser um DJ, você precisará ser capaz de combinar o fim de uma música com o início da outra sem que essa transição fique estranha ou irregular. Para fazer um "mashup", você deve garantir que apenas os detalhes da canção se igualaram - você precisa de tudo funcionando de forma conjunta! A maior parte de fazer esse trabalho é achando o BPM (batidas por minuto) de cada música: isso fará com que você saiba se precisa acelerar ou diminuir o tempo para que as músicas toquem na mesma velocidade.
Calculando o BPM
1 - Escute a música e preste bastante atenção na batida
A forma mais fácil de fazer isso é fechar os olhos, relaxar e sentir o batimento da canção. Bata o pé, estale os dedos ou balance a cabeça na batida da música;
Se você tiver problemas com isso, tente isolar a bateria do resto dos instrumentos e vocais. Se você é novato no assunto, tente primeiro com a versão instrumental da música, caso disponível, para deixar tudo mais fácil.
2 - Olhe para um relógio com ponteiro de segundos
Como alternativa, use um cronômetro (a maioria dos celulares tem). Quando você tiver certeza que pegou o ritmo da música, conte as batidas - balançadas de cabeça, batidas do pé ou estalar dos dedos - por 15 segundos.
Pegue o número das batidas contadas, multiplique por 4 e você terá o número de batidas por um minuto completo.
Por exemplo, se você contou 24 batidas em 15 segundos, multiplicando 24 por 4 = 96. O tempo da música é 96 BPM. Você multiplica por quatro porque 60 segundos divididos por 15 segundos = 4.
Para aumentar a precisão, conte as batidas por períodos longos de tempo e calcule o ritmo adequadamente. Usando a mesma canção do exemplo anterior, se você contou por 30 segundos no lugar, você pode ter contado 50 batidas no lugar de 48, o que significa que o tempo está um pouco mais acelerado: 50 x 2 = 100. (Multiplique por dois porque 60 segundos divididos por 30 = 2.)
Algumas dicas:
Existem mixers que podem também mostar o bpm de uma música de forma mecânica
Para iniciantes ou não uma grande ajuda para os DJ é escrever os BPM das músicas nas capas dos discos e organizá-los pela velocidade, das mais lentas às mais rápidas. Dessa forma você você sabe quais são as melhores para mixar de forma mais fácil.
Existem vários aplicativos para smartphones que calculam o BPM através de toques
Se você mixa músicas gravadas antes dos anos 80, perceberá que os BPMs não são constantes durante toda a música. Elas mudam levemente a mais ou a menos porque a bateria é gravada ao vivo no estúdio.
Tenha em mente que combinar não é o único modo de mixar 2 músicas; você também pode cortar de uma para a outra w assim você não precisa acertar os BPMs necessariamente.
Não confunda BPMs com RPMs. RPM é a velocidade que o disco toca. Discos de vinil atuais tocam em 33 RPM e 45 RPM. Alguns discos antigos tocam em 78 RPM.