House Remix / Internacional # 1990 / WEA


Uma das melhores coletâneas lançadas no Brasil,
House Remix Internacional fez a festa dos Dj’s amadores no fim dos anos 80 e comecinho dos anos 90.
House remix, apesar do título explicar o conteúdo, esse álbum fez bastante para a galeria "Coletâneas".
Basta lembrar que a vida de DJ não era nada fácil: sem internet, MP3 e todas as facilidades de divulgação que temos hoje, apenas quem pilotava pickups em casas noturnas muito badaladas tinha acesso às versões 12" dos hits do momento.
A alternativa, um pouco mais dolorosa, era ir até lojas de importados nas galerias de São Paulo e comprar a peso de ouro cada novo single. Se o você quer ser era DJ, então o jeito era mesmo se contentar com uma gravação da rádio.
Nessa época as rádios estavam quase à beira de um ataque de nervos, tamanha a ansiedade sobre qual seria a nova "onda" e por pouco o Brasil não embarcou na Newbeat que para variar já chegava atrasada.
Eis que atropelando tudo e com uma estrutura pra lá de sedimentada no exterior, chega a House Music. Esse álbum foi mais do que tocado, e podemos dizer que uma boa parte de qualquer festa sempre estava a salvo se o DJ tivesse esse disco na ponta da agulha. Vamos às pérolas:


Kon Kan - I Beg Your Pardon
O nome dessa banda é bem curioso, vem de CAN CON (Canadian Content) uma lei que obriga às rádios canadenses a tocarem no mínimo 30% de música nacional.
O duo Barry Harris e Kevin Wynne não durou muito, no começo dos anos 90 eles tomaram rumos diferentes e o único que continuou a dar seus pulinhos musicais foi Harris que chegou a gravar até um álbum solo. Hit de pista até hoje, é mais uma naquele esquema: não há quem não tenha dançado, cantado ou no mínimo escutado.
Depeche Mode - Strange Love
Single arrasador, em um remix pra lá de dançante. Escancarou de vez as portas para o Depeche no Brasil que já possuía uma considerável legião de fãs.
Apesar do Depeche não ser uma banda de "House" no sentido mais "Warehouse" da palavra, essa música estourou no momento certo e quem ouvia nas rádios não fazia muita questão de diferenciar estilos.
 Warehouse foi uma casa noturna de Illinois/Chicago que deu origem ao termo "House".
Erasure - A Little Respect
Para os desavisados, a dupla Vince Clark e Andy Bell já estavam no seu terceiro álbum quando esta música estourou nas rádios.
Com um pouquinho a mais de história, vale lembrar que Vince Clark foi fundador do Depeche Mode (também presente na coletãnea) e fazia par com Alison Moyet no Yazoo.
A Little Respect ficou semanas no top das rádios e quem tinha essa versão 12" literalmente fazia a festa.
Noel - Like a Child
Hit dos hits da "era" House.
Mais tarde inserido num movimento chamado "freestyle", Noel era obrigatório em qualquer festa house, e era bem comum ouvir ao menos 3 hits na mesma noite. Apesar de Silent Morning ter feito sucesso primeiro, Like a Child aproveitou o vácuo do sucesso anterior e não deixou a bola quicar no chão, manteve Noel nas programações das rádios por um longo tempo.
Pajama Party - Yo no Sé
Com um nome sugestivo destes era de se esperar que as 3 meninas do Pajama Party fossem fazer um bom sucesso por aqui.
House music de primeira com batida perfeita para fazer qualquer mixagem. Vale cada minuto dessa versão 12".
Ten City: - That's The Way Love Is
A menos conhecida da coletânea, mas no fiel estilo House Music.
Depois desse álbum, uma centena de outros vieram , mas no estilo 12" vale lembrar que esse foi pioneiro por reunir de uma só vez os melhores hits das pistas nessas versões exclusivas, e o melhor de tudo, acessível aos mortais em qualquer loja de discos.
Dê uma fuçada na sua coleção de vinis, e se encontrar este por lá, pode guardar com carinho que este disco fez história.