Curiosidades: Termos mais usados no meio Eletrônico #02


Termos mais usados no meio eletrônico.

·         ABLETON Software sequenciador usado pelos DJs nas apresentações ao vivo e para fazer arranjos em suas músicas.
·         ACID HOUSE É uma house music com sons mais psicodélicos e que fazem a pessoa viajar. Depois da acid house vários movimentos dentro da música eletrônica aconteceram, como as raves, por exemplo.
·         AFTER-HOUR Festa que começa após o horário normal das outras casas, geralmente por volta de cinco da manhã.
·         ALBUM É um tipo de lançamento que normalmente tem 7 ou mais músicas, seja no formato de vinil, CD ou digital.
·         AMBIENT - Tipo de música adequada para ter ao fundo em qualquer ambiente, seja bar ou festa. Não é do tipo de música para dançar, só para ficar de fundo mesmo.
·         BACKSPIN Sabe quando o DJ dá aquela rodada no vinil e faz aquele barulho de disco riscando? Esse é o backspin, o movimento de girar o disco em direção contrária para fazer uma mixagem diferente.
·         BOOKER Pessoa responsável em agendar datas para os DJs.
·         BPM Sigla de Batidas Por Minuto.
·         BREAKBEAT Sons com batidas quebradas onde se englobam, por exemplo, o drum n’ bass e o trip-hop.
·         CASE Mala onde os DJs levam seus vinis ou CD’s.
·         CDJ É como se fosse as pick-ups, mas ao invés de vinil são usados CD’s para tocar.
·         CHART A lista com as músicas favoritas de um DJ, rádio ou club.
·         CHILL OUT A palavra significa relaxar, ou seja, uma música mais calma geralmente para ser ouvida depois de uma noitada. Estilos como downtempo, trip-hop e nujazz fazem parte do chillout.
·         CROSSFADER Controle que existe na maioria dos mixers profissionais para diminuir ou aumentar o volume das músicas permitindo assim que uma acabe se fundindo com a outra, que vai sumindo levemente.
·         CUE Botão que marca o início da mixagem, onde o DJ marca a batida. Ele permite que o DJ volte quantas vezes forem necessárias para o mesmo ponto caso tenha errado.
·         DEEP HOUSE House music com sons mais puxados pro jazzy, com BPM mais baixo e influências de disco.
·         DISCO Estilo de música dos anos 70 com bastante ritmo e influenciada principalmente pelo som negro. A house music nasceu da disco music.
·         DJSET Quando um dj toca numa balada, o todo de músicas que ele escolhe é batizado de DJset.
·         DOWNTEMPO Estilo musical com ritmo bem lento. Derivado do Ambient ou Chillout.
·         DRUM N’ BASS Traduzindo ao pé da letra é bateria e baixo. O estilo DnB tem um BPM bem alto, por volta de 170 BPM’s, onde os principais elementos são as batidas e som forte e grave do baixo, com influências de hip-hop, funk, rock, etc.


·         DUB Originado na Jamaica, o dub era no começo apenas uma forma de remixar músicas de reggae, tirando os vocais e valorizando baixo e bateria. Acabou que suas bases foram usadas em outros estilos de música eletrônica e também no hip-hop. Hoje é um estilo musical.
·         DUBSTEP Estilo musical recente (surgiu em Londres há alguns anos apenas), tem sua origem de estilo no dub e é marcado por uso intenso de sub-graves, composição inconstante, criação de texturas melancólicas e temas geralmente obscuros.
·         ELECTRO Gênero de música eletrônica que tem como principal característica o uso da bateria eletrônica, sintetizadores e samplers. Quase não tem vocais e, quando eles existem, geralmente são distorcidos por vocoders (veja abaixo) ou talk boxes.
·         EP Sigla para Extended Play. São lançamentos de artistas com poucas faixas, de 2 a 5. Pode ser em CD, vinil ou digital.
·         EXPERIMENTAL Um som de vanguarda, como o próprio nome já diz, um experimento que busca novas sonoridades da música eletrônica.
·         FEATURING É a participação de um artista convidado na produção de uma nova faixa. Por exemplo: Calvin Harris feat Ellie Goulding – I Need Your Love.
·         GARAGE Subestilo da house music criado em Nova York, menos comercial e com vocais mais enxutos.
·         GIG Festa, balada ou evento. Quando o DJ fecha uma nova data, pode-se dizer que ele confirmou uma gig.
·         GOA TRANCE É um dos subestilos do trance criado em Goa, na Índia. Mistura de electro com as batidas repetitivas do trance.
·         GROOVE É a famosa pegada, a alma da música. Aquelas batidas e linhas de baixo que não deixam você ficar quieto na pista.
·         HOUSE MUSIC O estilo preferido das pistas de dança. Surgiu em Chicago no final dos anos 80. Pode-se dizer que é um upgrade da disco music e que influenciou os gêneros que surgiram depois.