Cabinete Calighari / Pump Up The Bass (Single 12'') 1989 / Curiosidades LP

" GABINETE CALIGHARI " É um projeto maravilhoso idealizado pelos produtores musicais e DJS " Cuca & Ricardo Medrano ", lançado no Brasil no final dos anos 80’ pelo selo Stiletto na linha do Synth-Pop, Freestyle, House, Hip Hop e Dance & Pop. Essa foi uma das primeiras músicas brasileiras a invadir as pistas de dança produzida no estilo do grupo “ Bomb The Bass ” (disco raro) e faz referências desde o synth-pop com um hit produzido sobre a base de um sample de “ Yazoo – Situation ” de 1982 e mixado com maestria em vários samples do “ Acid mundial até o samba ”.

E por mais estranha que possa parecer essa mistura, é um sucesso brazuka da dupla de produtores musicais os Magos DJS “Cuca e Ricardo Medrano” que já estavam envolvidos na cena nacional propagando e divulgando a “House Music”, com o seu projeto Gabinete Caligari”, e a faixa “Pump Up The Bass “de 1989.

O LP, “ Stiletto Dance ” originalmente lançado em 1990, com a maioria das músicas produzidas entre 1988 e 1989 (exceto Running que é de 1984 pela gravadora Wide Angle Records), essa é uma fantástica coletânea nacional da “ gravadora Stilleto Records “, que é uma das grandes referências da década de 80’, responsáveis por apresentar ao Brasil através de suas belas produções bandas como: “ Information Society ”, “ Front 242 ”, “ A Split Second ”, “ Joy Division ”, “Bomb The Bass ”, “ S-Express ”, “ The Smiths ”, entre tantas outras.

Até a chegada da Stilleto no Brasil, ouvir “House Music “, “ Acid House “ e “ Freestyle “ só era possível apenas nas pistas de dança através dos DJS que tocavam esses sucessos. Somente com a ousadia da gravadora pudemos ter acesso a discos que estouravam lá fora, mas ainda não tinham espaço nem nas gravadoras, nem na mídia brasileira, o que fez o “Acid House “e o “ Freestyle “ tornarem-se o underground no Brasil na época.

Um estilo que surgiu do underground das pistas de dança para depois chegar na mídia, completamente inverso do que acontecia normalmente nas rádios, quando o jabaculê “ ou jabá ” dizia o que as rádios deveriam tocar, fazendo as músicas virarem sucesso depois de tocar exaustivamente nas rádios. Já com a House Music foi completamente o inverso.

Primeiro as músicas fizeram sucesso nas pistas, e a repercursão foi tal que as rádios que fingiam que este movimento não estava acontecendo, tiveram que passar a tocar as músicas que estouravam nas pistas.

Assim foi com o “ Synth Pop do New Order ”, “ Bizarre Love Triangle ” que só passou a tocar nas rádios depois de mais de 2 anos de sucesso nas pistas de dança, seguida pelo Freestyle do “ Noel ”, “ Information Society ” e “ Company B ”, que estouraram nas principais pistas de dança do Brasil e chegaram bem mais tarde nas rádios.

(Insoc) a.ka. “ Information Society ‎– Running “ fez sucesso no mundo inteiro entre 1984/85 lançada na época pela gravadora “ Wide Angle Records “ e a partir de 1986 já pelo selo Tommy Boy Records no Brasil só começou a tocar em rádio em um programa da Bandeirantes FM no final de 1988, 4 anos depois, chegando às demais rádios por volta de 1989.

DJ Cuca ganhou duas vezes o campeonato brasileiro DJ e três vezes o Campeonato Sul-Americano de DJ. No Campeonato Mundial pelo DMC DJ Cuca ficou entre 8º Lugar entre 30 Países. DJ Cuca viajou fazendo shows pelo Brasil, América do Sul, Estados Unidos e alguns países europeus fazendo apresentações para vários públicos da cena eletrônica ao redor do Mundo.

DJ Cuca fez remixes para artistas Internacionais e renomados como: “ Shaggy “, “ Inner Circle “, “ Céline Dion “, “ Laura Pausini “ , “ Gary Barlow “, “ Toni Braxton “, “ Lauryn Hill “, “ Wyclef Jean “, “ Shakira “ , “ Lighthouse Family “, “ NSYNC “, “ Amedeo Minghi “, “ Ricky Martin “, “ Donato & Estéfano “, “ All Saints “, “ Thalía “ e muito mais...

Já o DJ Ricardo Medrano tocou em diversas casas noturnas e se apresentou em vários programas de rádios é dono da maior garagem de customização de motos do Brasil é formado em arquitetura e costumava modificar suas próprias motocicletas.

Foi então que o empresário transformou sua paixão de garoto em negócio e criou em São Paulo a Johnnie Wash, o primeiro complexo do Brasil voltado a este “estilo de vida”.