Como Encontrar um Nome de DJ que não Esteja Sendo Usado

Você nasceu com o dom de fazer o público vibrar? Você sempre quis dominar os pratos scratch? Se você quiser se dar bem como DJ, tem que se destacar na multidão e, se quiser se destacar, precisa ter um nome cativante, único e memorável. Infelizmente, com milhões de DJ's amadores ao redor do mundo, muitos dos nomes mais óbvios já estão sendo usados. Isso significa que pesquisar para saber se o seu nome será verdadeiramente único é parte essencial para começar essa carreira.
Faça uma busca na internet. 


O jeito mais rápido e direto de verificar se um nome de DJ já está sendo usado é fazer uma boa pesquisa no mecanismo de busca de sua preferência. Se alguém já estiver usando o seu nome, o site oficial ou rede social dele (a) deverá aparecer nos resultados. Mas tenha em mente que artistas desconhecidos podem não aparecer nas primeiras posições (nem mesmo na primeira página).

Lembre-se de que a ausência de indícios não é indício de ausência. Enquanto a presença de outro (a) DJ nos resultados possa ser um forte indício de que o nome já esteja em uso, não encontrar outro DJ com o mesmo nome não quer dizer necessariamente que ninguém o esteja usando. Para ter um resultado definitivo, é melhor complementar sua busca inicial com um dos métodos listados a seguir.
Use um site de busca de nomes. Um dos modos de verificar se um nome já tem dono é usar um site de busca de nomes; eles costumam checar grandes bases de dados com listagens de sites, informando se o nome do domínio que você procura já foi registrado. O melhor de tudo é que muitos destes sites são 100% gratuitos.

Ainda assim lembre-se de que, se ninguém comprou um domínio que tenha o seu nome artístico na URL, o que não quer dizer que nenhum DJ o use; pode ser que alguém utilize esse nome, mas não tenha presença online.


Use um site de busca de redes sociais. Na atualidade, até as menores bandas e músicos têm páginas em redes sociais como o Facebook. Procurar páginas ou artistas com o seu nome nas redes mais populares pode ser um bom modo para descobrir se já está sendo utilizado. Como a maioria destes sites é gratuita, você tem boas chances de encontrar até os artistas de menor prestígio.

Mesmo que o Facebook seja a rede social mais popular do planeta, está longe de ser a única. Portanto, você economizará um bocado de tempo se usar um dos vários sites que fazem essa busca em múltiplas redes sociais (como o namechk.com) em vez de visitar um por um.


Procure em uma base de dados de patentes. Nomes de músicos podem ser patenteados legalmente por seus donos e isso inclui nomes como R.E.M, que tem significados diferentes; nomes como Paul McCartney, que é simplesmente o nome verdadeiro do músico e, é claro, nomes de DJ's. Portanto, procurar em uma base de dados de marcas registradas é um jeito eficiente de saber se um nome já está em uso. Se você encontrar seu nome de DJ já registrado, a pessoa que o usa tem bases legais para forçar você a mudá-lo caso vocês sejam confundidos no futuro.

Algumas bases de dados são gratuitas, outras podem custar uma pequena taxa. Para conseguir uma lista razoavelmente abrangente, acesse o site do INPI, que é o órgão responsável por esses registros no Brasil.


Entenda quais são as proteções legais que os donos de uma marca possuem. Se descobrir que o nome de DJ que você escolheu já está registrado, talvez você esteja sem sorte; proprietários de patentes têm o direito à marca registrada, especialmente se existe a possibilidade de você ser confundido com o dono oficial do nome (por exemplo, se vocês forem músicos ativos dentro da mesma área geográfica). Esse risco aumenta se a sua logomarca, a fonte utilizada e o estilo de estética forem semelhantes ou imitem os da pessoa que tem direito ao nome. Músicos podem processar (e têm processado) concorrentes que não se dispuseram a cooperar com uma mudança de nomes.

Por sorte, existem meios de burlar esse tipo de infração. O mais direto é simplesmente mudar o seu nome de DJ. Você também pode "se safar" se conseguir provar que não compete diretamente com o proprietário da marca; por exemplo, se você é bem conhecido (a) em São Paulo e o dono (a) da marca só é conhecido (a) em Minas Gerais, talvez você não precise mudar de nome até que um (a) de vocês comece a fazer sucesso em nível nacional, portanto, no território do (a) outro (a) também.