Escolhendo um ótimo nome para um DJ

Seja simples e criativo. Tente lembrar de DJ's famosos com nomes que têm mais de quatro sílabas; se conseguir, serão poucos. A maioria dos DJ's não têm nomes propriamente longos e com uma boa razão - quanto mais longo for o nome, menos memorável e bacana será.

Por exemplo, imagine que um novo DJ especializado em diss track quer se chamar "Diss-Satisfação". Enquanto o trocadilho com o termo "diss" é irreverente, será difícil de as pessoas lembrarem; se os próprios fãs do DJ não conseguem lembrar de seu nome (que dirá, pronunciá-lo), seu boca-a-boca será seriamente comprometido.


Escolha algo atemporal. Não se nomeie com base em algo passageiro, um sub-gênero de música eletrônica que não será tão popular em alguns anos, ou qualquer outra coisa que não tenha um apelo de longo prazo. Esses tipos de nome rotulam você com uma época e será mais difícil chamar a atenção de novos ouvintes depois que a "febre" passar. Escolha um nome que tenha relevância durável, algo que não soará bobo depois de alguns meses ou anos de carreira.

Por exemplo, imagine uma nova e promissora DJ que se chama "MC Novinha" em referência aos hits de 2013 e 2014; dentro de alguns meses, a popularidade dessas músicas será substituída por outras, então o nome dela soará batido.


Considere a aura que o seu nome cria. O ideal é que as sílabas no seu nome de DJ sejam complementares e produzam o efeito que você quer quando forem pronunciadas. Alguns nomes são harmoniosos e agradáveis, outros são sinistros e frios; dependendo do tipo de música que você toca, você pode utilizar sons mais suaves ou mais ásperos.

Por exemplo, palavras com g's, k's, z's, t's e c's duros tendem a ser fortes e tensos e são considerados cacofônicos ou foneticamente desagradáveis. Em comparação, palavras com muitos l's, w's, o's longos, y's, s's, e c's suaves tendem a ser leves e fluídos e são considerados eufônicos, ou foneticamente bonitos. Um DJ pode escolher qualquer um destes estilos, então escolha de acordo com a sua personalidade musical.


Certifique-se de que seu nome passe no teste do rádio. Em transmissão radiofônica, os nomes das pessoas, lugares e eventos promovidos devem passar no que é chamado "teste do rádio". Não é tão complicado quanto parece - é apenas um jeito simples de descobrir se o seu nome é inteligível aos espectadores que podem somente ouvir e não ler. Geralmente, quanto mais complexo for o seu nome de DJ, mais difícil será para as pessoas entenderem quando escutarem no rádio.

Um nome que passe no teste do rádio deve ser fácil de entender do mesmo jeito quando é falado. Não deve ser difícil para o locutor ou para o ouvinte pronunciá-lo ou soletrá-lo; lembre-se de que as pessoas que escutarem seu nome na rádio podem nunca ter ouvido falar de você antes.
Por exemplo, imagine que existe um DJ chamado "PontoC0m4nd0". Esse nome provavelmente não passará no teste; aquele que lê-lo no ar pode ter que dizer algo como: "Se você gostou da música que acabou de ouvir, visite o website www.pontoc0m4nd0.com.br - é w w w, ponto (ponto mesmo), p, o, n, t, o, c, 0 (não o), m,4 (4, não A), a, n, d, 0 (não o), ponto (de ponto mesmo), com, ponto b,r. Isso é muito para ser dito no rádio e, se o locutor não cometer nenhum erro ao soletrar, existem grandes chances de que o ouvinte errará.


Considere o logo ou design artístico quando escolher um nome. Se você quer fazer uma carreira com suas habilidades de DJ, você deverá pensar nas qualidades estéticas do nome em potencial antes de tomar uma decisão definitiva. 

Alguns nomes cabem lindamente dentro de um logo e no design de palco, enquanto outros podem precisar que você desenvolva um trabalho de pesquisa maior para encontrar componentes visuais que sejam adequados. Não existe certo ou errado, é só uma questão de saber até onde você realmente quer ir em relação à sua imagem como DJ.


Por exemplo, uma DJ que se chama "White Tiger" naturalmente poderá usar muitas imagens de tigres no palco durante um show; ela poderá usar uma máscara de tigre enquanto mixa sua música e, se ela tiver acesso a um datashow, pode também projetar imagens psicodélicas de tigres nela mesma.

Por outro lado, um DJ que se chama "DJ Palíndromo" tem uma possibilidade clara de logo pois palíndromos são palavras que, quando lidas de trás para frente, formam a mesma palavra se lidas normalmente; o logo poderia ser algo como Palindromomordnila P, como se estivesse refletido em um espelho.


Decida se vai manter o "DJ" em seu nome. Essa é a boa e velha pergunta, que todos os DJ's se fazem mais cedo ou mais tarde. Novamente, não é uma questão de certo ou errado; muitos DJ's contemporâneos bastante famosos (como o Tiesto, etc.) decidiram abandonar o prefixo DJ, enquanto muitos outros decidiram mantê-lo. É sua escolha!

Em geral, incluir o "DJ" pode dar um toque mais "velha guarda" e "clássico" à sua imagem por causa da tendência dos DJ's de hip hop de antigamente fazerem isso. Mas tal costume não é uma regra universal, então considere os nomes individualmente.