Beatport compra a empresa Loopmasters

16/12/2020 / Em publicação do portal Music Business Worldwide, a Splice, plataforma de plug-ins e sample packs, afirmou ter arrecadado 105 milhões de dólares em investimentos e ter pago mais de 35 milhões a músicos até o momento. No mês de julho, a BeatStars, reconhecida por fornecer o sample usado por Lil Nas X em “Old Town Road”, contou que estava prestes a pagar mais de 100 milhões de dólares em royalties vitalícios aos produtores até o final deste ano.
Mas as notícias do universo da produção musical não param por aí. A Loopmasters, com sede no Reino Unido, foi comprada pelo Beatport, principal plataforma de compra e venda de música em todo o mundo.
O valor não foi revelado, mas, a aquisição, dá a empresa um bom domínio do mercado de plug-ins e sound packs, com a LoopCloud – que vende samples por assinatura – e o Plugin Boutique – que comercializa plug-ins.
O modelo da Loopmasters consiste, basicamente, em licenciar os criadores musicais e depois pagar uma receita gerada por sua música. Ou, então, comprar os direitos desses pacotes de som antecipadamente.
Robb McDaniels, CEO do Beatport, declarou que a equipe da Loopmasters foi imprescindível para a comunidade de produtores mundial. “O crescimento fenomenal da Plugin Boutique, líder mundial na venda de plug-ins de instrumentos virtuais, e o recente lançamento do LoopCloud, um serviço de assinatura inovador para o mercado de samples, são uma prova do talento da sua equipe, e não poderíamos ficar mais felizes em recebê-los na família Beatport”

A Loopmasters foi fundada em 2003 para vender samples para o mercado profissional de áudio e funcionar como uma loja on-line. Já a Plugin Boutique, braço da Loopmasters, surgiu em 2012 para fornecer espaço para empresas de software de música venderem seus plug-ins VST, instrumentos virtuais, sintetizadores e plug-ins de música.
“Todos na Loopmasters acreditam fortemente que a combinação dessas duas empresas proporcionará uma cadeia de fornecimento de conteúdo de ponta a ponta incomparável para produtores musicais por muitos anos”, afirma Matt Peeling, fundador da Loopmasters.
Atualmente, o Beatport possui uma comunidade de 36 milhões de visitantes por ano em sua plataforma. “O mercado global de trilhas sonoras e plug-ins explodiu nos últimos anos, à medida que mais produtores são capazes de criar músicas em seus estúdios domésticos usando softwares e ferramentas digitais mais baratos. Como maior vendedora mundial desses produtos, a Loopmasters está posicionada de maneira única para oferecer o melhor produto da classe para os usuários do Beatport”, divulgou a assessoria de imprensa.
A plataforma já vendia seus próprios samples on-line para DJs desde 2010, mas, saiu desse negócio e assinou um acordo de parceria com a Loopmasters em meados de 2019. Agora, a Beatport retoma a área ao adquirir a empresa inglesa.