Michael Jackson inventou o conceito de videoclipe
com Billie Jean, com isso, abriu novas perspectivas artísticas, mas também uma
nova tábua de salvação econômica para a música, que passava por uma fase ruim
no que diz respeito às vendas de discos. Além disso, Billie Jean marcou
a emancipação total e comprometida do cantor, com uma visão do futuro e sem os
irmãos.
Em 2014, Steve Barron relembrou a filmagem do
clipe de Billie Jean em seu livro Egg n Chips & Billie Jean:
A Trip Through the Eighties. O cineasta tinha acabado de concluir o vídeo Don’t
You Want Me para o grupo Human League quando foi contatado
diretamente por Michael Jackson, que gostou da atmosfera do vídeo e da
qualidade cinematográfica. Seus requisitos eram bastante simples: um
curta-metragem que contasse uma história, não apenas um vídeo. O orçamento
alocado pela CBS para fazer este vídeo foi de US $50.000, o maior com o qual
Steve Barron já havia trabalhado na época.
Ele sugeriu a Michael Jackson a ideia de que ele
movimentaria um set, com a capacidade de iluminar tudo que tocasse… Meses
depois, a MTV transmitiu o vídeo. Era algo completamente novo e não é apenas um
dos maiores hits do pop mundial, é um marco que quebrou barreiras raciais,
abrindo as portas para que clipes de artistas negros passassem na MTV, canal
até então dominado por artistas brancos.