As 7 dicas para fazer uma festa perfeita
em seu condomínio
Bom
senso e conhecimento das regras impedem que a diversão acabe em desgosto:
confira algumas sugestões para garantir a convivência harmoniosa com seus
vizinhos
Ao fazer uma festa em seu apartamento, é importante observar
as regras do condomínio e sempre ter em mente o bom senso. Excessos acontecem,
contudo, tente evitá-los ou minimizá-los. Afinal, você e seus vizinhos convivem
no mesmo espaço coletivo, e um mal-estar ou atrito só vai causar desgostos, brigas
e pode chegar até mesmo a provocar incomodações legais. Confira a seguir
algumas dicas para que sua comemoração não acabe em desgosto.
2. Limites de convívio - Fique atento também ao nível de barulho para que não incomode aqueles que não participam da celebração. Além do volume da conversa e da música, cuide para não atrapalhar a passagem de pessoas e carros. Observe também se os convidados não ocuparam vagas indevidas na garagem.
3. Precaução de excessos - Sempre que possível, utilize o salão de festas do condomínio. Além de possuir um horário mais flexível para comemorações, especialmente nos fins de semana, o local é o mais adequado porque tem mais espaço, o que ajuda a conter o excesso de barulho. Mas atenção: os convidados devem permanecer restritos à área da festa, sem invadir espaços comuns do prédio.
4. Regule o entusiasmo - Caso opte por fazer a festa em seu apartamento, cuide para que os convidados não se excedam nas sacadas e varandas, em conversas em voz alta, risadas ou barulho de copos ou cascos de garrafas. Se isso acontecer, seja educado mas firme: diga aos amigos até onde eles podem ir ou, se eles estiverem em um estado de franco exagero, tente levá-los para outro aposento no interior do apartamento.
5. Atenção à limpeza - Após a festa, assegure-se de que o salão de festas fique limpo. Alguns condomínios têm regras que aplicam multas aos moradores que são negligentes quanto às condições em que entregam esse espaço comum, após utilizá-lo. Verifique também se elevadores e outros locais não foram poluídos pelos festejos. Caso algum dano seja verificado, você será responsabilizado.
6. Conserve boas relações - Se algum vizinho vier reclamar do barulho, use o bom senso, seja educado e consciencioso. Ouça suas queixas e explique, da melhor forma possível, o que pode fazer para minimizar a situação e controlar os ruídos. Procure não entrar em conflito. Lembre-se de que vocês convivem no mesmo espaço coletivo e que nunca se sabe quando se pode precisar do vizinho.
7. Mantenha a harmonia - O sorriso abre portas e desarma a irritação. Ao atender uma reclamação de seu vizinho, seja paciente, ouça as queixas até o final, tente achar uma solução para o problema e sorria. Optar pelo conflito abre espaço à incomodação permanente.