LIVE (ABLETON)
Mais um software muito utilizado no exterior e que vem ganhando muita popularidade no Brasil é o Live. Famoso no meio da música eletrônica, o Live não é só uma ferramenta para DJs, e sim um completo software de áudio para composição, gravação, produção, mixagem e performance de músicas. Se a sua "praia" for mesmo o som eletrônico (ainda mais se gostar de Live PA), aí o Live é praticamente imbatível!
Mais um software muito utilizado no exterior e que vem ganhando muita popularidade no Brasil é o Live. Famoso no meio da música eletrônica, o Live não é só uma ferramenta para DJs, e sim um completo software de áudio para composição, gravação, produção, mixagem e performance de músicas. Se a sua "praia" for mesmo o som eletrônico (ainda mais se gostar de Live PA), aí o Live é praticamente imbatível!
São três as versões do
Live
Live Intro
Live Intro
Versão mais simples, com algumas limitações.
Live 8
Live 8
É uma versão completa do software, que dispõe de todas as
funções mas oferece menos instrumentos e conta com uma biblioteca de loops e
samples menor.
Suite 8
Suite 8
É a versão mais completa, sem limitações de software, com
maior número de instrumentos (11 a mais) e uma biblioteca maior de loops e
samples.
O Cara da Música Eletrônica
O Cara da Música Eletrônica
O Live foi criado por artistas de música eletrônica para
artistas de música eletrônica, mas isso não significa que não é possível fazer
outro tipo de som com ele. O Live também é capaz de gravar, editar e mixar
instrumentos acústicos como qualquer outro software de áudio. Na verdade, ele é
um DAW completo, com praticamente todas as ferramentas disponíveis para a
produção musical.
Talvez o maior chamativo do Live seja a forma como ele permite trabalhar com loops. Loops (ou clips) podem ser inseridos nos canais e disparados (reproduzidos) manualmente, como um sampler. Isso é mais útil para performances, porém também pode ajudar na composição e produção de uma música. Há também uma ferramenta de time stretching muito boa, chamada Warp, que permite alterar a duração de um áudio sem afetar a afinação e sem resíduos indesejáveis. O Warp é bem similar ao Elastic Audio, do Pro Tools, e ao Elastique Pro, do Cubase, em termos de qualidade sonora. No entanto, a forma de aplicação é mais prática e musical, pois ele foi criado especificamente para "casar" o andamento de duas músicas ou loops diferentes. E funciona muitíssimo bem.
Os instrumentos e plug-ins do Live são de excelente qualidade, porém mais voltados para a música eletrônica em relação aos timbres. Excelentes sintetizadores e samplers, além de efeitos de áudio e MIDI, para deixar qualquer produtor satisfeito. E são todos muito leves e estáveis, o que permite abrir diversas instâncias dos plug-ins e instrumentos sem "travar". Além disso, não há limite para o número de canais criados. Na verdade, o Live é provavelmente o software mais estável e leve de todos, até porque é direcionado para a performance "ao vivo", e, nela, "travar" não é uma opção.
Se quiserem mais informações a respeito do software, há uma coluna bem legal sobre Live escrita por um tal de Lucas Ramos naquela revista maravilhosa chamada Áudio Música e Tecnologia!
Muito Eletrônico
O Live, como todos, também tem suas deficiências. Algumas pessoas criticam a interface gráfica simplista, apesar de eu, pessoalmente, achar que beleza não deveria ser levada em conta quando estamos falando de um software. Outros reclamam que os plug-ins e instrumentos são muito "eletrônicos". A realidade é que o Live é feito para música eletrônica, e não há como negar isso. A maioria dos seus pontos fortes tem aplicações para a música eletrônica, e com isso ele revolucionou a forma de produção e performance desse tipo de som. Mas também dá pra gravar e editar áudio normalmente, assim como trabalhar com vídeo. É um software de áudio completo e muito potente.
Talvez o maior chamativo do Live seja a forma como ele permite trabalhar com loops. Loops (ou clips) podem ser inseridos nos canais e disparados (reproduzidos) manualmente, como um sampler. Isso é mais útil para performances, porém também pode ajudar na composição e produção de uma música. Há também uma ferramenta de time stretching muito boa, chamada Warp, que permite alterar a duração de um áudio sem afetar a afinação e sem resíduos indesejáveis. O Warp é bem similar ao Elastic Audio, do Pro Tools, e ao Elastique Pro, do Cubase, em termos de qualidade sonora. No entanto, a forma de aplicação é mais prática e musical, pois ele foi criado especificamente para "casar" o andamento de duas músicas ou loops diferentes. E funciona muitíssimo bem.
Os instrumentos e plug-ins do Live são de excelente qualidade, porém mais voltados para a música eletrônica em relação aos timbres. Excelentes sintetizadores e samplers, além de efeitos de áudio e MIDI, para deixar qualquer produtor satisfeito. E são todos muito leves e estáveis, o que permite abrir diversas instâncias dos plug-ins e instrumentos sem "travar". Além disso, não há limite para o número de canais criados. Na verdade, o Live é provavelmente o software mais estável e leve de todos, até porque é direcionado para a performance "ao vivo", e, nela, "travar" não é uma opção.
Se quiserem mais informações a respeito do software, há uma coluna bem legal sobre Live escrita por um tal de Lucas Ramos naquela revista maravilhosa chamada Áudio Música e Tecnologia!
Muito Eletrônico
O Live, como todos, também tem suas deficiências. Algumas pessoas criticam a interface gráfica simplista, apesar de eu, pessoalmente, achar que beleza não deveria ser levada em conta quando estamos falando de um software. Outros reclamam que os plug-ins e instrumentos são muito "eletrônicos". A realidade é que o Live é feito para música eletrônica, e não há como negar isso. A maioria dos seus pontos fortes tem aplicações para a música eletrônica, e com isso ele revolucionou a forma de produção e performance desse tipo de som. Mas também dá pra gravar e editar áudio normalmente, assim como trabalhar com vídeo. É um software de áudio completo e muito potente.