Em 1985. Nesta época, a programação gravada deixou de
existir e deu espaço para programação local ao vivo em cada praça. Por orientação
da rede, os programas deveriam seguir uma linha humorística, tornando-se marca
registrada da Transamérica o "humor escrachado" e o deboche dos
radialistas junto aos ouvintes. Também se popularizaram na época as
paródias de canções de sucesso. A mudança teve impacto imediato no público
e a audiência cresceu, fazendo com que a rede voltasse a disputar com as
principais emissoras. Apesar do êxito, os locutores da Transamérica eram alvo
constante de críticas por conta de piadas consideradas "grosseiras"
ou "de gosto duvidoso" Em 1987, a Rede Transamérica passa a
adotar identidade visual que marcou a emissora nos anos seguintes (um "T"
estilizado na cor vermelha).
Em janeiro de 1990, a Rede Transamérica inicia sua
transmissão via satélite e faz seu primeiro investimento em esportes cobrindo a
sua primeira Copa do Mundo, usando características e linguagem próprias e
contando com seus locutores habituais como narradores das partidas. Em 1995, a
rede lança uma nova filial em Belo Horizonte, após compra da Scalla FM.
Apesar do êxito e do crescimento de afiliadas com a transmissão via satélite, a
audiência volta a cair em diversas praças (também impulsionada pelo auge das
rádios populares que investiam em axé, samba e pagode), o que motivou a rede a
investir em novos gêneros musicais, como o rock nacional. Em 1997, a grade
musical passa a adotar o formato atual com uma combinação de vários estilos
musicais, como o rock, o reggae, o dance e a música pop.
No final da década de 1990, a Transamérica implementou uma
estratégia de crescimento, com o lançamento de formatos diversificados de
programação, transmitidos via satélite para públicos distintos. Com novas
possibilidades artísticas, a emissora expandiu sua atuação nacional através do
sistema de franquias. Essa estratégia foi tomada por conta da fuga de afiliadas
para formatos populares, que iniciaram seu auge a partir desta época. Em 1999,
foi lançada a vertente Transamérica Light (de programação
adulto-contemporâneo, tendo como primeira emissora a antiga Exclusiva FM de
Curitiba). Em 2000 foi lançada oficialmente a Transamérica Pop, contando
com emissoras que continuaram com a programação tradicional. Em 5 de junho
de 2000, foi lançada a vertente popular Transamérica Hits. Em julho de
2000, o conglomerado fecha a compra do Grupo Exclusiva de Curitiba,
incorporando a TV Exclusiva (hoje TV Transamérica), a Exclusiva FM (que já
era afiliada à Transamérica Light, tornando-se oficialmente filial) e a
Exclusiva Produtora. A emissora também passa a investir mais em esporte e em
2001 lança a Transamérica Esportes, rede responsável pela transmissão de
partidas de futebol e programas do gênero. Por não possuir emissoras próprias,
a equipe tem espaço na programação de rede em conjunto com a Transamérica Hits
e Pop, revezando em alguns momentos com a vertente Light nas jornadas esportivas.
A Transamérica Esportes possui equipes nas emissoras de São Paulo, Curitiba,
Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Em junho de 2019, a Rede Transamérica começa a implantar
mudanças na programação da portadora Pop, transformando a programação musical e
locução num estilo próximo ao adulto-contemporâneo. Em 3 de julho, a rede
passou a unificar as portadoras Pop e Hits durante o horário da madrugada
(entre 23h e 4h da manhã) com programação musical pop/rock, extinguindo o
tradicional Clube da Insônia.
Confirmando um lançamento de uma nova fase em sua
programação, a Transamérica dispensou no dia 12 de julho os locutores Gislaine
Martins (Gerente Artística) e Ricardo Sam (Coordenador Artístico), que
trabalhavam na emissora desde 1997 e eram reconhecidos na portadora Pop. Posteriormente,
anunciou Luiz Augusto Alper como coordenador artístico da nova programação. Em
16 de julho, a Transamérica confirma mais mudanças na programação, anunciando a
contratação de Pedro Trucão e o fim de programas como Desperta e Esporte
de Primeira, além do novo formato definido como "jovem adulto
contemporâneo", que segundo a rede tem crescido nos últimos anos
O "Transalouca" foi um programa de humor com mais de vinte anos de história no rádio brasileiro. Era apresentado por Rodrigo Pizcioneri, Fuzil e Francine Piaia, de segunda a sexta, às 13 horas, a atração trazia entrevistas com artistas, notícias, temas apimentados, música e a participação de ouvintes de todo o Brasil.Foi premiado como "Melhor Programa de Variedade de Rádio" na 6ª edição do prêmio AIB (Associação de Imprensa da Barra da Tijuca) no ano de 2010. Angélica Morango, jornalista e DJ que participou da décima edição do Big Brother Brasil, deixou a rádio e o Brasil, depois de 6 anos, depois de participar do programa a partir de 2010. Foi anunciada a extinção do programa no dia 22 de julho de 2019.
O programa "Adrenalina" toca o melhor da dance music atual e existe a cerca de 3 décadas onde sempre algum DJ é convidado para tocar na programação