Michael Jackson # 1987 / Epic Records



Bad é o sétimo álbum de estúdio em carreira solo lançado por Michael Jackson pela Epic em 31 de agosto de 1987, que figura como a última das três colaborações do cantor com o produtor Quincy Jones. Nos anos 1980, recebeu críticas severas da imprensa e foi considerado pouco ousado na comparação com álbuns anteriores do astro, principalmente em comparação à Thriller, seu álbum anterior de 1982.
O mais vendido e bem sucedido de todos os tempos. Entretanto, anos depois, o trabalho de Jackson pôde desfrutar da propícia aclamação- Sendo considerado o 203° melhor álbum de todos os tempos eleito pela Rolling Stones, em 2003.
Em contrapartida aos críticos da época que visaram exclusivamente sua aparência- dito pelo próprio autor- o álbum foi bem recebido pelo público e vendeu de 35 a 50 milhões de cópias em todo o mundo, variando de lista para lista. Estreou em primeiro nas paradas de sucesso em 25 países, e permanece, atualmente, no top 10 dos discos mais vendido da história.
Um recorde de nove canções foram lançadas como compacto durante a divulgação de Bad. Cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos: "I Just Can't Stop Loving You", "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Dirty Diana". Foi a primeira vez que um artista colocou cinco músicas de um mesmo álbum em 1º lugar na história da música. Uma sexta canção, "Another Part of Me", ainda chegou ao topo da lista de black music. Nos EUA foram cinco singles em #1 e seis no restante do mundo. Prontamente, Jackson também conquistou a façanha de ser o primeiro artista a possuir 3 álbuns com vendagens a cima de 6 milhões- "Off the Wall", "Thriller" e "Bad".