Maria Carey / Biografia


Mariah Carey cantora, compositora, e atriz, ela alcançou a fama no início dos anos 90, depois de assinar com a Columbia Records e lançar seu álbum de estreia homônimo, que liderou o Billboard 200 por onze semanas consecutivas. Logo depois, Carey se tornou o único artista a ter seus cinco primeiros singles a alcançar o número um na parada Hot 100 da Billboard, de "Vision of Love" a "Emotions". Após seu casamento com Tommy Mottola, chefe da Sony Music, Carey alcançou sucesso mundial com os álbuns de acompanhamento Music Box (1993), Merry Christmas (1994) e Daydream (1995). Esses álbuns produziram alguns dos singles de maior sucesso de Carey, incluindo "Hero", "Without You", "All I Want for Christmas Is You", "Fantasy" e "Always Be My Baby", que entre 1996 e 2019 foi o single número um mais antigo da história dos EUA. Após se separar de Mottola, Carey adotou uma nova imagem e incorporou mais elementos do hip hop em sua música que ficou visível com o lançamento de Butterfly(1997). A Billboard a nomeou a artista de maior sucesso do país nos anos 90, enquanto o World Music Awards a homenageou como a artista de gravação mais vendida no mundo nos anos 90.
Após onze anos consecutivos obtendo singles número um nos EUA, Carey se separou da Columbia em 2000 e assinou um contrato de gravação de US$ 100 milhões com a Virgin Records. No entanto, após seu colapso físico e emocional altamente divulgado, bem como o fracasso crítico e comercial de seu filme Glitter (2001) e sua trilha sonora, seu contrato foi comprado por US $ 50 milhões pela Virgin e ela assinou com a Island Records no próximo ano. Após um período relativamente mal sucedido, ela voltou ao topo das paradas musicais com The Emancipation of Mimi (2005), que se tornou o álbum mais vendido do mundo em 2005. Além de extrair o single "We Belong Together", que fez dela o único artista a liderar duas vezes o Billboard Hot 100 de Fim da Década. Com o lançamento de "Touch My Body" (2008), que tornou-se seu décimo oitavo single número um nos Estados Unidos, mais do que qualquer outro artista solo. No ano seguinte, ela foi escalada para o filme aclamado pela crítica Precious, que a rendeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.
Ao longo de sua carreira, Carey vendeu mais de 250 milhões de discos e singles em todo o mundo, fazendo dela uma das artistas musicais mais vendidas de todos os tempos. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a segunda artista feminina solo mais vendida nos Estados Unidos, com 68,5 milhões de álbuns certificados. Além disso, ela é listada como compositora e produtora com mais músicas número um na história das paradas nos EUA. Em 2012, ela ficou em segundo lugar na lista das 100 Maiores Mulheres da Música pelo VH1. Além de suas realizações comerciais, Carey ganhou 5 Grammy, 21 World Music Awards, 10 American Music Awards, e 33 Billboard Music Award. Ela sempre foi creditada por inspirar uma geração de cantores e é aclamada como uma das pioneiras da música pop e do R&B contemporâneo.