16/12/2020 / Em publicação do portal Music Business Worldwide, a
Splice, plataforma de plug-ins e sample packs, afirmou ter arrecadado 105
milhões de dólares em investimentos e ter pago mais de 35 milhões a músicos até
o momento. No mês de julho, a BeatStars, reconhecida por fornecer o sample
usado por Lil Nas X em “Old Town Road”, contou que estava prestes a pagar mais
de 100 milhões de dólares em royalties vitalícios aos produtores até o final
deste ano.
Mas as notícias do universo da produção musical não param por aí. A
Loopmasters, com sede no Reino Unido, foi comprada pelo Beatport, principal
plataforma de compra e venda de música em todo o mundo.
O valor não foi revelado, mas, a aquisição, dá a empresa um bom domínio do
mercado de plug-ins e sound packs, com a LoopCloud – que vende samples por
assinatura – e o Plugin Boutique – que comercializa plug-ins.
O modelo da Loopmasters consiste, basicamente, em licenciar os criadores
musicais e depois pagar uma receita gerada por sua música. Ou, então, comprar
os direitos desses pacotes de som antecipadamente.
Robb McDaniels, CEO do Beatport, declarou que a equipe da Loopmasters foi
imprescindível para a comunidade de produtores mundial. “O crescimento
fenomenal da Plugin Boutique, líder mundial na venda de plug-ins de instrumentos
virtuais, e o recente lançamento do LoopCloud, um serviço de assinatura
inovador para o mercado de samples, são uma prova do talento da sua equipe, e
não poderíamos ficar mais felizes em recebê-los na família Beatport”
A Loopmasters foi fundada em 2003 para vender samples
para o mercado profissional de áudio e funcionar como uma loja on-line. Já a
Plugin Boutique, braço da Loopmasters, surgiu em 2012 para fornecer espaço para
empresas de software de música venderem seus plug-ins VST, instrumentos
virtuais, sintetizadores e plug-ins de música.
“Todos na Loopmasters acreditam fortemente que a combinação dessas duas
empresas proporcionará uma cadeia de fornecimento de conteúdo de ponta a ponta
incomparável para produtores musicais por muitos anos”, afirma Matt Peeling,
fundador da Loopmasters.
Atualmente, o Beatport possui uma comunidade de 36 milhões de visitantes por
ano em sua plataforma. “O mercado global de trilhas sonoras e plug-ins explodiu
nos últimos anos, à medida que mais produtores são capazes de criar músicas em
seus estúdios domésticos usando softwares e ferramentas digitais mais
baratos. Como maior vendedora mundial desses produtos, a Loopmasters está
posicionada de maneira única para oferecer o melhor produto da classe para os
usuários do Beatport”, divulgou a assessoria de imprensa.
A plataforma já vendia seus próprios samples on-line para DJs desde 2010, mas,
saiu desse negócio e assinou um acordo de parceria com a Loopmasters em meados
de 2019. Agora, a Beatport retoma a área ao adquirir a empresa inglesa.