Tomorrowland / Bélgica / 89FM

O Tomorrowland, maior festival de música eletrônica do mundo, viveu um drama e uma virada histórica nesta semana. Após o incêndio que atingiu o Mainstage na quarta-feira (16), parecia impossível reconstruir o palco em tempo hábil. Mas, contra todas as expectativas, um novo palco principal foi erguido em apenas 36 horas e contou com uma ajuda inesperada: a lendária banda de heavy metal Metallica cedeu elementos de sua turnê europeia para tornar isso possível.

De acordo com matéria do site belga HLN, replicada nesta sexta-feira (18) pelo @MusicNonStopWeb, os componentes de palco utilizados pelo Metallica estavam armazenados na Áustria e foram transportados para a Bélgica pela empresa Stageco, sendo imediatamente aproveitados na nova montagem. O sistema de som foi providenciado pela Phlippo Productions em parceria com a Noyz Boyz, com equipamentos vindos da cidade belga de Lier. O esforço coletivo envolveu cerca de 200 profissionais na construção da nova estrutura.

Mesmo menor que o palco original, com 70 metros de largura e oito de altura, cerca de um terço do tamanho anterior, o novo Mainstage impressiona pelo visual tecnológico e moderno, recheado de LEDs de alta definição. “Foi uma corrida contra o tempo”, disse Debby Wilmsen, porta-voz do festival, destacando que a experiência será mais intimista, com o DJ mais próximo do público. O palco foi montado em frente ao local do incêndio, cuja estrutura ainda está parcialmente montada atrás dos painéis de LED.

A segurança foi prioridade: polícia e bombeiros inspecionaram o espaço, que está liberado para uso. Porém, como precaução, o festival optou por não utilizar fogos de artifício nesta edição, provável causa do incêndio durante testes. Com a força do metal e o espírito colaborativo que move a música, o Tomorrowland 2025 segue firme e de pé , agora com uma história ainda mais emblemática para contar.