· IDM Sigla para Inteligent Dance Music. Como o próprio nome já diz, é um rótulo que foi criado para definir as músicas feitas pra pista, mas um toque mais inteligente, criativo e inovador.
· JUNGLE ritmo surgido em Londres em 1989 com batidas que vão de 140 a 170 BPM’s. Muitas pessoas dizem que não existem diferenças entre o jungle e o drum n’bass.
· LABEL Também conhecido como selo, são as empresas que lançam os discos no mercado como por exemplo Sony Music, Mad Decent, do Diplo, e OWSLA, do Skrillex.
· LINE-UP É a famosa lista com a ordem de apresentação dos DJs ou live sets.
· LIVE ACT OU LIVE P.A. Quando um artista se apresenta como live act ou live P.A. significa que ele fará sua atuação ao vivo. A sigla P.A. significa public appearance, ou seja, aparição em público.
· LOGIC PRO Software onde os DJs produzem suas músicas. Criado originalmente pela Emagic, ele foi adquirido pela Apple e roda apenas em sua plataforma OS.
· LOOP samples repetidos de forma circular.
· LOUNGE Além de ser sala de estar em inglês, é um estilo de músicas para lounges, bares, mas sem muita preocupação com a dança. Estilos como downtempo, trip-hop e nujazz fazem parte do lounge.
· MASHUP É a mistura de duas ou mais músicas em apenas uma só. Geralmente englobando a base de uma com os vocais de outras.
· MIDI Sigla que significa Musical Interface for Digital Instruments, um sintetizador que trabalha em vários softwares como Ableton, Logic, Pro Tools, etc.
· MINIMAL Estilo de música com poucos sons e ritmos repetitivos.
· MIXER o aparelho que faz a junção das músicas. É no mixer que a magia acontece. Ou a decepção, no caso do DJ não ter idéia do que está fazendo.
· MIXTAPE É praticamente um DJset gravado. Os DJs fazem as suas mixtapes e disponibilizam para download com o intuito de fechar mais gigs.
· MOOMBAHTON Uma mistura de reggaeton com house. Surgiu quando o DJ Dave Nada retardou para 108bpm o remix de Moombah, feito por Afrojack para Silvio Ecomo & Chuckie. Por ter ficado semelhante ao reggaeton, Dave misturou o nome da música com o estilo para batiza-lo.
· PICK-UPS Os queridos e amados toca-discos.
· PITCH É o controle que o DJ usa para alterar o BPM da música para ser feita a sincronia na mixagem entre uma e outra. O DJ pode deixar o ritmo mais rápido ou devagar com esse controle para que tudo se encaixe. Quando o DJ “samba” é porque não soube controlar o pitch corretamente.
· PLAYLIST Quando um DJ seleciona as músicas mais tocadas por ele pode-se dizer que ele montou uma playlist, ou seja, seu hit parade particular.
· PROGRESSIVE Ritmo musical mais melódico e psicodélico. Pode ser encaixado em outros estilos como o house, o trance, etc. Nasceu no Reino Unido e tem batidas simples, evolutivas, com bases de percussão, dubs e samples de pop e músicas exóticas.
· PSYTRANCE O subestilo do trance com batidas mais psicodélicas e entre 135 e 165 BPM’s, ou seja, mais rápida. Originou-se a partir do Goa trance no final dos anos 80.
· RADIO EDIT Geralmente, nas rádios as músicas não podem ser muito longas, por isso existem essas edições para serem encaixadas sem problemas na programação.
· REMIX É a reconstrução de uma música por outro artista, uma arte. É o ponto de vista de um DJ sobre uma música criada por outro artista.
· SAMPLER um equipamento que consegue armazenar um som e deixar o DJ o reproduzir da maneira que bem entender. Um dos grandes responsáveis pela revolução da música eletrônica, juntamente com os loops, já que ambos possibilitam a criação de novas melodias e efeitos, independente de sua complexidade.
· SERATO É uma interface que transmite digitalmente dados para o modo analógico (vinil). Hoje em dia, alguns CDJs mais avançados também podem usar desse recurso.
· SET O set do DJ é o conjunto das músicas tocadas por ele. É o mesmo que DJset.
· SETLIST É a seleção de músicas que o DJ preparou para fazer seu set.
· SINTETIZADORES instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificalmente. Existem diversos modelos de sintetizadores, como o Moog, Roland, Yamaha, etc.
· SOUNDCLOUD Plataforma de compartilhamento de áudio mais utilizada pelos DJs. Além de tracks, podcasts e mixtapes são usados nele.